Papa Leão XIV reza de joelhos em visita ao túmulo do Papa Francisco
Pontífice depositou rosa branca na sepultura de seu antecessor
O Papa Leão XIV visitou o túmulo de seu antecessor, o Papa Francisco, na tarde deste sábado, 10. A ida ao local onde estão os restos mortais de Francisco se deu de surpresa, a caminho do Vaticano, após o novo papa também ter visitado o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, nos arredores de Roma.
[instagram=DJfHEHESSN2]
Leão XIV chegou de carro à Basílica de Santa Maria Maior, onde está sepultado Francisco. Lá ele depositou uma flor branca sobre a lápide e depois se deteve em oração diante do túmulo do papa e da imagem da Virgem Maria, Salus Populi Romani - "Salvação do Povo Romano" ou "Protetora do Povo Romano", na tradução. Esse é o título católico atribuído à imagem da Virgem Maria em Roma.
Rosa branca
Ao longo da vida e do seu pontificado, o Papa Francisco sempre enfatizou seu vínculo com a rosa branca - que também é relacionada à mística carmelita.
O pontífice argentino relatava que, certa vez, recebeu uma flor branca, como um “sinal” de uma graça alcançada. Francisco pedia ajuda na solução de um problema: “não que o resolvesse, mas que o assumisse”, e o ajudasse a aceitá-lo. Como um “sinal”, o papa contava que recebeu uma flor, branca.
Por isso, agora uma rosa branca sempre repousa na lápide de mármore de Francisco, na Basílica de Santa Maria Maior.
VEJA MAIS
Mais de cem votos dos cardeais
O papa Leão XIV teve, neste mesmo sábado, seu primeiro encontro formal com os 133 cardeais da Igreja Católica que participaram do conclave que definiu a sua eleição como pontífice, na última quinta-feira (8). O encontro foi marcado por novas menções ao legado deixado pelo papa Francisco. O novo pontífice também mencionou desafios de seu papado, como a inteligência artificial.
Ao final do encontro, o cardeal Désiré Tsarahazana, de Madagascar, confirmou em entrevista à rádio italiana RAI que o novo papa teve mais de 100 votos no conclave. “Ele é um excelente papa”, disse ainda Tsarahazana. “A reunião correu muito bem e também falámos sobre a necessidade de tornar a igreja mais colegial”.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA