Homem contrai bactéria após infecção no dente e quase perde o olho

A eliminação da infecção de forma rápida era crucial para que ela não se espalhasse para a corrente sanguínea

Luciana Carvalho
fonte

Um paciente quase perdeu a visão em um dos olhos após contrair uma infecção em uma cirurgia para retirar um dente. A bactéria, que se desenvolveu rapidamente e se tornou um abcesso na gengiva, se espalhou pelo rosto do paciente até chegar no olho. 

Após a infecção, o homem, identificado como Terry, retornou ao dentista e foi direcionado para o pronto-socorro, onde os médicos examinaram o inchaço e o encaminharam para a cirurgia para retirada do pus no rosto do paciente.

“As infecções dentárias podem ser muito perigosas. Se se espalharem para a cavidade ocular, o paciente poderá perder a visão. Além disso, ele pode ficar com uma desfiguração significativa”, afirmou o cirurgião maxilofacial Shadi Basyuni, responsável pelo caso, em entrevista veiculada no programa The Face Doctors, da Discovery+.

VEJA MAIS

image Jovem de 23 anos morre uma semana após retirar dente do siso em São Paulo
Polícia Civil investiga o caso

image Dia Nacional de Saúde Bucal: perder um dente é algo muito sério, alerta odontólogo
Pesquisa do IBGE indica que mais de 6% dos paraenses adultos já perderam todos os dentes. O professor e odontólogo Aluísio Celestino Júnio destaca que, ao contrário do que muita gente pensa, perder um dente é algo a ser menosprezado

image Dente do siso: saiba quando é necessário extraí-lo
Quando não prejudicam a saúde bucal, os “dentes do juízo” podem ser mantidos

Antes da operação, o oftalmologista Cornelius Rene, do Hospital Addenbrooke, em Cambridge, destacou a gravidade da situação de Terry. “Se esperarmos mais tempo, ele poderá rapidamente entrar em falência de múltiplos órgãos, de modo que a infecção afetará seus pulmões e rins. Esse quadro tem uma taxa de mortalidade bastante alta”, explicou.

O especialista conseguiu retirar o pus do rosto do paciente para aliviar a tensão no olho, e ressaltou que a prioridade não era a estética. A eliminação da infecção de forma rápida era crucial para que ela não se espalhasse para a corrente sanguínea.

Dois meses após a cirurgia, o rosto do homem teve uma recuperação tão boa, que nem parecia o mesmo de oito semanas atrás. “Foi muito mais sério do que eu pensava, me fez perceber que tive sorte. Tenho sorte de ainda estar aqui, de verdade. Tudo por uma dor de dente! Você não percebe a sorte que tem por viver a vida normalmente até que algo assim aconteça. Realmente faz você valorizar o que tem”, refletiu Terry.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO