Helicóptero do Exército da Guiana desaparece perto da fronteira com a Venezuela

Sete pessoas estavam a bordo da aeronave, sendo dois tripulantes e cinco oficiais superiores

O Liberal
fonte

Em meio à disputa pela região de Essequibo, território rico em petróleo, um helicóptero do Exército da Guiana com dois tripulantes e cinco oficiais superiores desapareceu nesta quarta-feira (6) perto da fronteira com a Venezuela. Segundo o brigadeiro Omar Khan, a aeronave perdeu contato entre os dois países, precisamente no Essequibo, e não há informações que "sugiram" o envolvimento da Venezuela neste episódio.

VEJA MAIS

image Lula marca reunião para discutir a tensão entre Venezuela e Guiana
Lula se reunirá com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e com o assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim.

image Maduro divulga 'novo mapa' da Venezuela com Essequibo; Guiana acionará conselho da segurança da ONU
Presidente venezuelano Nicolás Maduro também ordenou a emissão de licenças de exploração de petróleo e sugeriu uma lei para criação de uma província

Os oficiais superiores a bordo fariam inspeção das tropas que guardavam a área de fronteira em disputa com a Venezuela. Na lista de passageiros e tripulantes estava:

  • capitão Charles,
  • coronel Michael Shahoud,
  • brigadeiro aposentado Gary Beaton,
  • tenente Golonel Sean Welcome,
  • sargento Jason Khan,
  • tenente-coronel Andio Michaeal Crawford
  • cabo Dwayne Jackson.

O contato com a aeronave foi pedido quando ela estava a cerca de 45 quilômetros da fronteira, em uma área com tempo ruim. O helicóptero (uma aeronave Bell 412 EPI) partiu da base de Ayanganna às 09h23 desta quarta-feira (06) com destino a Arau, mas tinha decolado do assentamento de Olive Creek, no oeste da Guiana, após uma parada para reabastecimento.

image Brasil manda 28 blindados para reforçar defesa na fronteira com Venezuela; veículos passam por Belém
Segundo fonte das Forças Armadas, o objetivo do reforço é evitar que o território brasileiro seja usado indevidamente no conflito entre a nação venezuelana e a Guiana

image Em meio a tensão com Guiana, Venezuela tem um dos exércitos mais bem equipados do continente
Devido a disputa pelo território de Essequibo nos últimos dias, as tensões entre a Venezuela e a Guiana voltaram a crescer.

Omar Khan afirmou que, até o momento, não há indício de que o helicóptero foi atingido no céu enquanto voava em uma área montanhosa e densamente arborizada. 

Em comunicado, as Forças de Defesa da Guiana informaram que a aeronave enviou um sinal do transmissor localizador de emergência às 11h20 desta quarta-feira. O governo dos EUA deve ajudar nas buscas nesta quinta-feira (7).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO