CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

EUA destruíram a diplomacia com ataque às instalações nucleares, diz presidente do Irã

Masoud Pezeshkian também demonstrou profunda desconfiança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Estadão Conteúdo
fonte

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que os ataques dos EUA "danificaram severamente" várias instalações nucleares iranianas. Segundo o líder iraniano, o Irã estava "à mesa de negociações" com os americanos quando, "às vésperas de nova rodada, eles literalmente jogaram uma bomba sobre a mesa de negociações e destruíram a diplomacia", disse em entrevista ao apresentador Tucker Carlson nesta segunda-feira (7).

Pezeshkian destacou ainda a disposição do Irã em cooperar com a supervisão internacional. "Nunca nos recusamos à verificação e estamos dispostos a permitir novas inspeções", pontuou. No entanto, ele lamentou as consequências dos ataques americanos. "Após o ataque dos EUA às instalações nucleares, muitos equipamentos e locais foram destruídos, e o acesso a eles agora não é simples. Teremos que esperar para ver se será possível retomar esse acesso". 

image Presidente do Irã diz que Israel tentou assassiná-lo
Declaração foi dada ao apresentador americano Tucker Carlson

image Brics defende interesses de Irã e Rússia, mas evita embate direto com EUA
Grupo não mencionou Israel e Estados Unidos, autores dos ataques no Oriente Médio

O presidente também demonstrou profunda desconfiança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), acusando a entidade de parcialidade. "A desconfiança aumentou quando o último relatório da AIEA deu a Israel o pretexto para atacar nossas instalações nucleares sem qualquer autorização", afirmou, criticando a falta de condenação da agência sobre os ataques israelenses.

Acusando Benjamin Netanyahu, o presidente iraniano disse que o primeiro-ministro israelense "mergulhou a região no caos e tentou sabotar o nosso diálogo". Pezeshkian condicionou o retorno às negociações à confiança no processo: "Esperamos que, após superarmos essa crise, possamos retornar à mesa de negociações. No entanto, isso exige uma condição: confiança no processo de diálogo. Não se pode permitir que, em meio às conversas, o regime sionista Israel volte a atacar e inicie uma nova guerra". 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO