Disputa por Essequibo: Maduro promulga lei que cria província da Venezuela em território da Guiana

Presidente venezuelano também proibiu a divulgação do mapa político da Venezuela sem a inclusão do território de Essequibo

O Liberal
fonte

A disputa por Essequibo – território rico em petróleo atualmente controlado pela Guiana, mas reivindicado pela Venezuela – ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (3). Nicolás Maduro, presidente venezuelano, promulgou a lei que cria uma província de seu país na região em disputa.

Chamada de "Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo", o texto conta com 39 artigos e regulamenta a fundação do estado da "Guiana Essequiba". Entre outras medidas, a lei impede que apoiadores da posição do governo da Guiana ocupem cargos públicos ou concorram a cargos eletivos, criando, dessa forma, uma barreira para qualquer pessoa que adotar medidas contrárias à anexação desse território pela Venezuela.

VEJA MAIS

image R70: 'Queremos a paz', diz presidente da Guiana, em meio à disputa pelo território de Essequibo

image Em meio a tensões com a Venezuela, Guiana recebe navio de guerra do Reino Unido
Segundo a BBC, o navio deverá participar de exercícios militares depois do Natal com outros aliados da Guiana, que foi colônia britânica até 1966.

O texto proíbe ainda a divulgação do mapa político da Venezuela sem a inclusão de Essequibo.

"O tempo da dominação colonial, o tempo da subordinação na Venezuela acabou para sempre", declarou Maduro, destacando a aprovação do texto pela Assembleia Nacional do país, que começou a analisar a matéria no fim de 2023, período em que a Venezuela também realizou um referendo ao qual 95% dos eleitores se manifestaram a favor da incorporação de Essequibo ao mapa venezuelano.

image Presidentes da Venezuela e Guiana se comprometem a não fazer uso da força na disputa por Essequibo
Declaração conjunta assinada por Nicolás Maduro e Irfaan Ali também prevê que qualquer controvérsia entre os dois será resolvida através de leis internacionais

image Marinha brasileira monitora tensões entre Venezuela e Guiana sobre Essequibo e adverte sobre riscos
Aumento das tensões entre os países vizinhos tem gerado uma intensificação na vigilância das movimentações marítimas; Exército aumenta estrutura

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO