CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cubo mágico 50 anos: conheça a história de Erno Rubik e o quebra-cabeça tridimensional

O arquiteto Ernő Rubik foi o criador do cubo mágico, que completa 50 anos de criação em 2024

Hannah Franco
fonte

Em 1974, o professor húngaro Ernő Rubik inventou um objeto que desafiava a lógica: um cubo tridimensional com quadrados coloridos que, após ser girado em qualquer direção, permanecia intacto. Esse era o protótipo do que se tornaria um dos quebra-cabeças mais populares do mundo: o Cubo Mágico, que completa 50 anos desde a sua criação. 

O cubo conta com 43 quintilhões (43 e 18 zeros atrás) de combinações possíveis e continua a desafiar e entreter pessoas de todas as idades. Conheça a história do quebra-cabeça mais famoso do mundo.

VEJA MAIS

image Cubo mágico 50 anos: veja dicas e aplicativos para resolver o quebra-cabeça
Confira uma lista com sugestões de aplicativos e algumas dicas para montar cubo mágico

image Quina: conheça a história de como iniciou uma das loterias mais procuradas pelos apostadores
O primeiro sorteio da Quina foi no dia 13 de março de 1994, completando quase 30 anos de sorteios e premiações

Origem do quebra-cabeça

A história do Cubo Mágico começou em Budapeste, Hungria, onde Ernő Rubik, um professor de arquitetura, buscava novas maneiras de ensinar seus alunos sobre relações espaciais. Em 1974, ele criou um protótipo de cubo feito de madeira, com cubos menores presos por elásticos. Ao girar o cubo, as cores se embaralhavam, criando um desafio intrigante para solucionar.

Ernő precisou de um mês para resolver seu próprio cubo, e logo percebeu o potencial de sua criação. Em 1975, o brinquedo foi oficialmente lançado na Hungria como "Cubo Mágico". Inicialmente, o quebra-cabeça teve um sucesso modesto, mas logo chamou a atenção de matemáticos e cientistas internacionais.

image Primeiro protótipo do cubo mágico. (Reprodução/Redes Sociais)

Em 1979, o cubo mágico foi apresentado na Feira de Brinquedos de Nuremberg, na Alemanha, onde Tom Kremer, um especialista em brinquedos, o viu como a próxima grande mania. Kremer convenceu a Ideal Toy Company a licenciar o cubo para distribuição global. Após algumas modificações, incluindo a mudança do nome para "Cubo de Rubik", o brinquedo foi lançado mundialmente em 1980.

Sucesso global

O Cubo de Rubik se tornou um fenômeno instantâneo. Nas décadas de 1980 e 1990, estima-se que mais de 350 milhões de cubos foram vendidos, tornando-se o brinquedo mais vendido do mundo. O cubo também apareceu em obras de arte, filmes, programas de TV e até mesmo no espaço.

Em 1981, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Cubo Mágico, marcando o início do "speedcubing", um esporte competitivo que busca resolver o cubo no menor tempo possível. Hoje, os speedcubers podem resolver o cubo em menos de 5 segundos.

Ao longo dos anos, outros modelos foram criados. Em 2012, a empresa Shengshou lançou no mercado cubos 8x8x8, 9x9x9, 10x10x10, 11x11x11, 12x12x12, 13x13x13, 15x15x15 até 33x33x33.

Campeonatos e recorde

Ao redor do mundo existem muitos campeonatos de cubo mágico, que consiste em premiar quem resolve o quebra-cabeça no menor tempo. A Associação Brasileira de Cubo Mágico (ABCM) é responsável por promover os eventos no Brasil.

Max Park, de 21 anos, bateu recorde mundial ao resolver um cubo mágico em apenas 3,13 segundos, em junho de 2023. O recorde anterior era de Yusheng Du, que cumpriu o desafio em 3,47 segundos, apenas 0,34 segundos a mais.

(Hannah Franco com supervisão do editor web em OLiberal.com, Felipe Saraiva)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO