Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Charles III assume reinado na Inglaterra; vídeo

A proclamação do novo soberano ocorreu durante a cerimônia do Conselho Privado transmitida pela primeira vez na TV

O Liberal

O rei Charles III foi assumiu oficialmente o trono do Reino Unido em cerimônia realizada neste sábado (10). Desde a morte da rainha Elizabeth II na quinta-feira (8), ele já era considerado líder de Estado de acordo com a lei Rex nunquam moritur ("o rei nunca morre”, em latim), que determina que o primeiro integrante na linha de sucessão real assuma o poder assim que último monarca morre. As informações são do G1.

"Minha mãe deu um exemplo de amor ao longo da vida e de serviço altruísta. O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção", disse Charles III em seu discurso. "Eu vou tentar seguir o exemplo inspirador que recebi, mantendo o governo constitucional e mantendo a paz", completou.

LEIA MAIS:

Conheça a linha de sucessão ao trono britânico após morte da Rainha Elizabeth II
Príncipe Charles se tornou rei hoje aos 73 anos

Novo rei adota o nome Charles III
Monarca, filho de Elizabeth II, faz primeiro discurso e define momento como 'de grande tristeza'

A proclamação do novo rei ocorreu durante a reunião do Conselho Privado realizada nos Apartamentos de Estado do Palácio de St. James, em Londres, e transmitida pela primeira vez na TV. O grupo é composto por 700 integrantes, como a primeira-ministra, Liz Truss, membros do gabinete, ministros, juízes, o líder da oposição, além do próprio rei Charles III.

A cerimônia foi dividida em duas partes. Na primeira, sem a presença do monarca, o lorde presidente do grupo anunciou a morte da rainha Elizabeth II e proclamou o novo rei. Em seguida, o secretário do Conselho leu a Proclamação de Adesão, que foi assinada por seus apoiadores.

Já na segunda parte do Conselho de Adesão, o rei fez uma declaração pessoal, falou da morte da antecessora e aprovou ordens no Conselho para facilitar a continuidade do governo, entre outras medidas. Foi anunciado que o dia do funeral de Elizabeth II será feriado em todo o Reino Unido, mas a data ainda não foi definida.

Já a proclamação do novo soberano ao público foi feita da varanda do Tribunal do Convento no Palácio de St. James. O anúncio foi marcado pelo cerimonial de toque de fanfarra e salvas de tiros, que foram disparadas na Torre de Londres e no Hyde Park.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO