Carne de mamute: empresa cria ‘almôndega gigante’ com carne feita com DNA do animal extinto
Startup queria chamar atenção para a possibilidade de no futuro a alimentação ser “melhor e mais sustentável”

Uma empresa holandesa chamou atenção ao desenvolver uma almôndega gigante usando o DNA de uma espécie de mamute já extinta. A criação foi apresentada ao público, na terça-feira (28), como uma forma de protestar sobre o consumo atual.
VEJA MAIS
A inovação foi criada pela startup holandesa Vow e apresentada no Nemo, um museu de ciências de Amsterdã. Apesar de ainda não estar liberada para o consumo, o fundador da empresa, Tim Noakesmith, afirmou que a criação tinha o objetivo de acender a discussão sobre carnes produzidas em laboratório.
A iguaria foi feita a partir de células de ovelha, que receberam aplicações de um gene do mamute chamado mioglobina. O diretor científico da Vow, James Ryall, disse que a mioglobina é responsável pelo aroma, cor e sabor da carne. Além do DNA do mamute, a empresa utilizou também DNA do elefante africano para completar a fórmula.
“Sua proteína tem literalmente 4 mil anos. Não a vemos há muito tempo. Isso significa que queremos submetê-la a testes rigorosos, algo que faríamos com qualquer produto que trouxermos ao mercado”, ressaltou o fundador da empresa.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA