CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Café forte 30 minutos antes do exercício queima mais gordura

Cientistas observaram o efeito da cafeína antes do exercício de manhã e à tarde

Redação Integrada com informações do Daily Mail
fonte

Se você é um bebedor ávido de café, um novo estudo virá como música para seus ouvidos. Os pesquisadores revelaram que beber um café forte 30 minutos antes do treino pode aumentar a taxa de queima de gordura.

A equipe sugere que a cafeína aumenta a oxidação da gordura, ajudando você a queimar os quilos com mais facilidade.

Além do mais, esse efeito é ainda mais forte quando você treina à tarde, contradizendo pesquisas anteriores que sugeriram que o exercício logo de manhã é mais eficaz.

A cafeína é uma das substâncias que aumentam o desempenho mais comumente consumida no mundo e costuma ser ingerida por atletas.

Mas, apesar de sua popularidade, até agora houve poucas pesquisas sobre suas alegações benéficas.

No estudo, pesquisadores da Universidade de Granada decidiram determinar se a cafeína realmente aumenta ou não a oxidação, ou "queima" da gordura durante o exercício.

O médico Francisco José Amaro-Gahete, que liderou o estudo, diz que  recomendação de fazer exercício com o estômago vazio pela manhã para aumentar a oxidação das gorduras era comum. Errado. “No entanto, esta recomendação pode carecer de embasamento científico, pois não se sabe se esse aumento se deve ao exercício matinal ou ao fato de ficar sem comer por um longo período de tempo.”

Condições iguais

Para entender os efeitos da cafeína no desempenho atlético, 15 participantes do sexo masculino foram convidados a fazer um teste de exercício quatro vezes em intervalos de sete dias, durante o qual a queima de gordura foi medida.

Os participantes ingeriram 3mg / kg de cafeína (o equivalente a um café forte) ou um placebo às 8h e 17h.

Para garantir que o estudo fosse justo, as horas decorridas desde a última refeição, os exercícios físicos e o consumo de qualquer outra substância foram padronizados para todos os participantes.

Os resultados revelaram que os participantes que consumiram cafeína queimaram mais gordura do que aqueles que tomaram o placebo.

Amaro-Gahete disse: “Os resultados do nosso estudo mostraram que a ingestão aguda de cafeína 30 minutos antes de realizar um exercício aeróbio aumentou a oxidação máxima de gordura durante o exercício, independentemente da hora do dia.”

Excesso

Aprofundando as descobertas, os pesquisadores também descobriram que a oxidação de gordura durante o exercício era maior à tarde do que pela manhã.

De acordo com a equipe, isso sugere que a cafeína aumenta a oxidação da gordura durante os exercícios matinais de forma semelhante à observada sem cafeína à tarde.

Embora não haja diretrizes específicas para o consumo de cafeína, o excesso de cafeína pode levar a uma série de problemas, incluindo insônia, nervosismo e palpitações cardíacas.

Em 2015, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos publicou o seu Parecer Científico sobre a Segurança da Cafeína, afirmando que os adultos que consomem até 400 mg de cafeína por dia - e doses únicas de 200 mg - não devem ser expostos a questões de segurança.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO