Atentado na Rússia: Atirador vestindo suástica nazista mata 15 pessoas em escola

Homem seria ex-aluno da instituição e teria cometido suicídio logo após o atentado

Emilly Melo

Um homem invadiu uma escola e matou pelo menos 15 pessoas, incluindo 11 crianças, na cidade russa de Izhevsk, na região central da Rússia, nesta segunda-feira (26). Ele vestia uma blusa com uma suástica nazista estampada no peito. Com informações do Extra.

VEJA MAIS

Jovem armado invade escola e mata aluna cadeirante na Bahia
Suspeito seria aluno do local e teria entrado na instituição de ensino portando arma de fogo e facão

Cobra venenosa é encontrada em mochila de aluna e assusta escola na Índia
Depois do episódio, o animal foi solto em mata próxima

Além da suástica: confira outros cinco símbolos nazistas pouco conhecidos
Após a divulgação de uma foto do suspeito pelo atentado contra a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, apresentando uma tatuagem semelhante ao “Sol Negro”, este e outros símbolos de grupos neonazistas vieram à tona

O atirador, identificado como Artem Kazantsev, de 34 anos, seria um ex-aluno da instituição e cometeu suicídio logo após o atentado. Ele estava com duas pistolas. Ao menos 24 pessoas ficaram feridas, incluindo 14 crianças. 

O governador  Alexander Brechalov afirmou que o atirador entrou na escola, matou um segurança e abriu fogo contra as crianças. Investigadores alegam que Artem Kazantsev estava sem os documentos pessoais e usava uma balaclava no momento do atentado.

“Tudo aconteceu na minha frente, eu fui a primeira testemunha”, disse um estudante de 16 anos ao portal kp.ru. “Ele [atirador] estava todo de preto, com uma máscara preta com um buraco [nos olhos], como a tropa de choque. Ele entrou em silêncio, ouvi um estalo. Pensei que fosse uma explosão ou pirotecnia. E então eu vi a arma. Eu estava a 20 metros dele. Ele imediatamente começou a atirar, sem gritar, sem exigências. Primeiro ele atirou no guarda, e em seguida disparou em mim. A bala me atingiu no lado direito do peito. Por sorte, ela passou [de raspão].”

Apologia ao Nazismo em Belém: estudante faz desenho de suástica em escola e polícia é acionada
Preventivamente, o policiamento foi reforçado, enquanto o atendimento psicossocial segue com o aluno e a família

Torcedor com tatuagem nazista é ouvido pela polícia
O torcedor chamou a atenção das pessoas que acompanhavam o jogo. Além da suástica, ele tem o desenho da águia, que também representa o partido nazista.

'Estejam avisados', diz mensagem nazista sobre suposto massacre em escola de São Paulo
Agentes da polícia foram até o local na sexta-feira (5), para investigar o caso

Foram realizadas operações na casa de Artem Kazantsev para apurar a personalidade do atirador, assim como opiniões e contexto de vida, e a "sua adesão às visões neofascistas e à ideologia nazista".

“A operação de retirada terminou e o perímetro está isolado”, disse Brechalov no vídeo divulgado no Telegram. Brechalov também informou que a Guarda Nacional da Rússia, o FSB (Serviço Federal de Segurança) e as autoridades responsáveis pela investigação estão no local.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO