CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Além da suástica: confira outros cinco símbolos nazistas pouco conhecidos

Após a divulgação de uma foto do suspeito pelo atentado contra a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, apresentando uma tatuagem semelhante ao “Sol Negro”, este e outros símbolos de grupos neonazistas vieram à tona

Juliana Maia
fonte

Na última quinta-feira (1), o brasileiro Fernando Andrés Sabad Montiel foi preso após tentar matar Cristina Kirchner, vice-presidenta da Argentina. A imprensa argentina divulgou imagens do criminoso que mostram uma das tatuagens dele, semelhante ao símbolo do “Sol Negro”, associado ao nazismo. Além deste, há outros emblemas que também fazem referência e apoiam o movimento extremista difundido por Hitler durante a 2ª Guerra Mundial. Veja:

VEJA MAIS

image Ataque contra Kirchner: símbolo tatuado no braço de brasileiro atirador é associado ao nazismo
O sol negro é utilizado nos uniformes de alguns militares ucranianos na guerra contra a Rússia

image Após ataque a Cristina Kirchner, políticos e personalidades se manifestam
O ex-presidente da Argentina, Mauricio Macri, o ministro da Economia e o ex-presidente Lula prestam solidariedade à vice-presidenta; o brasileiro suspeito do crime foi detido e identificado

image Após ataque contra Kirchner, presidente da Argentina decreta feriado nacional nesta sexta; entenda
Fernando Sabag Montiel apontou uma pistola a poucos centímetros do rosto da vice-presidente, mas o tiro falhou

Sol Negro

image Símbolo utilizado por grupos extremistas (Divulgação/BCC/Anastasia Vlasova)

O símbolo, recentemente visto nos uniformes de alguns militares ucranianos na guerra contra a Rússia, foi utilizado por seguidores de Hitler, principalmente por um grupo de ocultismo nazista liderado por ele. Na época da 2ª Guerra Mundial, o Sol Negro estava presente no piso de um dos salões principais do Castelo de Wewelsburg, sede da polícia nazista. O símbolo é uma espécie de roda, composto por dois círculos concêntricos e raios que partem do círculo menor para o maior e são semelhantes à suástica.

Runa de Odal

image Símbolo utilizado como apoio ao Nazismo desde o período da 2ª Guerra Mundial (Reprodução/Twitter)

 

Estas runas originalmente faziam parte de uma religião chamada Odinismo e não possuíam ligação com o nazismo. Com a tomada de Hitler ao poder, as runas tiveram a tradução modificada. Para Hitler e seus apoiadores, elas significam sangue e solo, fazendo referência aos neonazistas espalhados pelo mundo.

Segundo informações divulgadas pelo portal Uol, o sociólogo David Vega afirma que, para estes extremistas, esta runa significa que não importa onde a pessoa nasça, se ela tem sangue “ariano”, pertencerá ao seu solo de origem [Alemanha]. 

De acordo com os pesquisadores, este símbolo era utilizado por uma sociedade secreta vinculada ao partido de Hitler e, onde ele e seus apoiadores realizavam rituais. Atualmente, é usado por neonazistas como uma forma de declarar apoio e não serem presos, já que apoiar o nazismo é crime e a suástica é o símbolo mais popularmente associado a esta ideologia.

Números 14- 88

image Os números, frequentemente vistos juntos, são usados em tatuagens ou blusas destes apoiadores (Reprodução/Revista Isto É)

Estes números são frequentementes vistos em bordados e tatuagens, representando, de forma cifrada, o apoio a Hitler. O número 14 é utilizado para representar o slogan de 14 palavras do neonazista americano David Lane, que diz “nós devemos assegurar a existência de nosso povo e o futuro das crianças brancas”.

O número 88 é uma referência ao H, oitava letra do alfabeto, que utilizado em sequência forma as iniciais HH, abreviação de “Heil Hitler“, uma das saudações nazistas.

Totenkopf 

image A caveira era uma das marcas de apoio a Hitler e era vista nos uniformes do exército liderado por ele (Twitter: @copaalemdacopa)

O nome do emblema significa "caveira" em alemão. Originalmente, surgiu como um símbolo militar da Prússia, mas, assim como a Runa do Odinismo, foi resgatado pelo Partido Nazista. É um dos símbolos associados a esta ideologia, bastante usado por neonazistas, recentemente visto em várias bandeiras de torcidas de futebol.

Runa do Lobo

image O símbolo é conhecido como Runa do Lobo ou Wolfsangel (Reprodução/Twitter)

O símbolo original faz referência a uma armadilha de lobos, que era muito utilizada no passado. No período da 2ª Guerra, passou a ser um emblema associado ao nazismo e, atualmente, continua sendo difundido por neonazistas.

(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO