Arábia Saudita irá procurar arma nuclear se Irã conseguir uma, diz príncipe herdeiro do país

Segundo Mohammed bin Salman, avanço no programa nuclear do Irã acarretará em uma busca saudita imediata por uma arma de destruição em massa

Gabriel Bentes

O príncipe herdeiro da Arábia SauditaMohammed bin Salman, disse nesta quarta-feira (20) que, caso o Irã progrida em seu projeto nuclear, irá, também, procurar uma arma de destruição em massa. “Se eles [Irã] conseguirem uma, nós também iremos obter ”, disse o príncipe durante entrevista à Fox News.

De acordo com príncipe herdeiro do reino saudita, a atitude seria para “equilibrar o poder no Oriente Médio”, que testemunha o conflito armado entre os dois países há décadas.

VEJA MAIS

image Irã anuncia primeiro míssil balístico hipersônico
A informação foi confirmada pela mídia estatal. O equipamento militar pode alcançar até 15 mil km/h e atingir alvos a 1.400 quilômetros de distância

image 'Satanás II': conheça o míssil nuclear da Rússia que percorre 4 mil km em 9 minutos
O armamento é quase 40 vezes mais forte do que as bombas atômicas utilizadas pelos Estados Unidos para atingir Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945

image 'Estamos à beira de uma nova guerra mundial', afirma Dmitri Medvedev, ex-primeiro-ministro da Rússia
Atual vice-presidente do Conselho de Segurança de Putin, Medvedev fez o alerta durante uma conferência e chamou atenção para os riscos de um confronto nuclear

Apesar da declaração, o príncipe ainda fez um alerta diante a criação de novos arsenais nucleares e, quando questionado sobre a situação do Irã, disse que a Arábia Saudita se preocupa “com a possibilidade de qualquer país obter uma arma nuclear”.

“O mundo não pode ver outra Hiroshima. Se o mundo vê 100 mil pessoas mortas, isso significa que você está em guerra com o resto do mundo”, acrescentou.

Irã critica a aproximação entre Israel e Arábia Saudita

Durante coletiva de imprensa na Assembleia Geral da ONU, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, fez uma crítica sobre a recente aproximação entre Israel e Arábia Saudita. Para ele, a atitude é uma “uma punhalada nas costas do povo palestino”.

Na mesma entrevista em que falou sobre arma nuclear, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita confirmou uma possível normalização de laços entre as cidades de Tel Aviv (Israel) e Riad (Arábia Saudita), sob esforços de Washington. “Todos os dias nos aproximamos”, disse Mohammed bin Salman quando perguntado sobre as negociações com o governo de Benjamin Netanyahu.

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO