MENU

BUSCA

Trump diz que espera chegar a acordo 'completo' com a China

Reunião com Xi ocorrerá em meio à escalada da guerra comercial entre os dois países

Estadão Conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado, 25, que espera chegar a "um acordo completo" com a China na reunião que vai ter com o presidente chinês, Xi Jinping, na próxima semana, na Coreia do Sul.

"Vamos falar sobre muitas coisas. Acho que temos uma boa chance de fazer um acordo muito abrangente", declarou Trump a jornalistas que o acompanham em voo para Kuala Lumpur, na Malásia, onde vai participar da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) neste domingo, 26.

A reunião com Xi ocorrerá em meio à escalada da guerra comercial entre os dois países. Trump ameaçou impor tarifas de 155% às exportações chinesas aos EUA a partir de 1º de novembro, após a China adotar controles sobre as vendas externas de produtos e tecnologias relacionados a terras raras.

VEJA MAIS

Conversa de Lula com Trump não tem ‘assuntos proibidos’, diz Alckmin

Trump espera que China ajude a pressionar Rússia por paz na Ucrânia

Trump está em dúvida entre atacar rotas de tráfico ou diplomacia na Venezuela, diz TV

Questionado sobre se vai conversar com Xi sobre as compras de petróleo russo pela China, Trump disse que pode discutir o assunto, mas acrescentou que "a China está reduzindo muito substancialmente a compra de petróleo russo".