À espera de resgate, brasileiros dizem ter sido abandonados na Ucrânia
Embaixada brasileira ressalta que acompanha situação dos brasileiros ainda que estão em território ucraniano

Três brasileiros que ainda não conseguiram sair da Ucrânia (após o início da guerra) usaram as redes sociais para denunciar que foram 'deixados para trás' pela embaixada do Brasil. O engenheiro David Abu-Gharbil, de Minas Gerais, e os jogadores de futsal Jonatan Bruno Santiago, de Santa Catarina, e Matheus Ramires, do Rio Grande do Sul, estão em um hotel localizado no centro de Kiev, capital da Ucrânia, desde domingo, 27, à espera de resgate.
Os três ficaram para trás após a partida de um grupo de mais de 50 brasileiros. O grupo fugiu para a cidade de Chernivtsi, no Oeste da Ucrânia. De lá, pegariam outro trem para Romênia.
Nas redes sociais, o engenheiro conta que ele e os amigos tentaram escapar pela Romênia na última segunda-feira, 28, e agora tentam uma nova rota de fuga para a Polônia. O engenheiro disse ainda que o plano de fuga foi organizado pela embaixada brasileira, mas, ao chegar na estação, encontraram os metrôs fechados na manhã de segunda-feira, 28. “A embaixada falou que iria ajudar, e não ajudou em nada. Só falou pra gente ir até os trens. Até agora o metrô está fechado. Eles deram a informação de que estava aberta e não está, então quem estiver longe e tiver que ir para o metrô não vá, porque não está aberto”, disse David em suas redes sociais.
Em nota, o Itamaraty disse que "presta toda a assistência cabível aos nacionais brasileiros naquele país", sem se referir à publicação dos brasileiros nas redes sociais. "O Itamaraty, por meio das Embaixadas do Brasil em Kiev e em Bucareste, está coordenando a operação de retirada dos brasileiros em contato direto com o chefe da estação central de trens de Kiev, das autoridades locais em Chernivtsi e das autoridades migratórias romenas", completa o documento.
Até o momento, registraram-se junto à Embaixada do Brasil em Kiev cerca de 250 brasileiros, segundo o Itamaraty.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA