CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sexto grupo de reféns é solto pelo Hamas

Até agora, 95 pessoas já foram liberadas pelos extremistas

Kamila Murakami
fonte

No sexto dia de cessar-fogo, dez israelenses e quatro tailandeses que estavam sendo mantidos como reféns pelo grupo terrorista Hamas foram soltos, nesta quarta-feira (29). Desde a última sexta-feira, 95 pessoas já foram libertadas. 

VEJA MAIS

image Onze reféns são liberados pelo Hamas em acordo de cessar-fogo
Essa foi a quarta turma de pessoas soltas pelo grupo terrorista

image Israel anuncia libertação de 33 presos palestinos em troca de reféns
Esta soltura elevou a 150 o número total de detentos libertados por Israel durante a trégua inicial de quatro dias, que foi renovada por mais dois dias

Segundo informações das Forças de Defesa de Israel, o grupo de pessoas libertas já chegou em solo israelense. Todos eles haviam sido sequestrados no dia 7 de outubro, quando o conflito começou.

"Depois de os reféns libertados passarem por uma avaliação médica inicial, os soldados das Forças de Defesa de Israel continuarão a acompanhá-los aos hospitais, onde serão reunidos com as suas famílias", diz comunicado israelense. 

Essa foi a 6ª turma de reféns a deixar o cativeiro. Dentre os 10 israelenses liberados, cinco são crianças e cinco são mulheres, todos com dupla nacionalidade, sendo elas: uma criança holandesa; três alemães e um norte-americano. A informação foi confirmada pelo ministério das Relações Exteriores do Qatar, um dos principais mediadores do conflito. 

Duas mulheres russas, que não estavam com os nomes na lista de reféns negociados no acordo entre os dois lados do conflito, já haviam sido liberadas nesta quarta-feira. Conforme o Hamas, a libertação seria uma  "resposta aos esforços do presidente russo, Vladimir Putin".  

image Refém mais novo em poder do Hamas, bebê de 10 meses foi morto em bombardeio, diz grupo terrorista
Israel afirma que a informação ainda está sendo verificada. Mãe e irmão de 4 anos do bebê também teriam morrido

Conforme o estabelecido nas negociações, a trégua acordada entre Israel e Hamas encerra hoje (29). O acordo para interrupção das ofensivas aconteceu em troca da libertação de reféns e prisioneiros. Até o momento não há confirmação de prorrogação para o cessar-fogo temporário.

Desde que o acordo começou a valer, na última sexta-feira (24), os extremistas do Hamas libertaram 95 reféns, sendo 71 israelenses e 24 estrangeiros. Em contrapartida, o governo israelense permitiu a soltura de 180 prisioneiros palestinos, em grande parte mulheres e menores de 18 anos.

(*Kamila Murakami, estagiária de jornalismo sob a supervisão de Hamilton Braga, coordenador do núcleo de Política) 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO