MENU

BUSCA

Zagueiro do Remo pode ficar de fora da próxima rodada da Série B por protocolo de concussão; entenda

Klaus sofreu um choque de cabeça na partida contra a Chapecoense e foi substituído. Leão ainda não emitiu boletim médico sobre o caso

Aila Beatriz Inete

O Remo pode ter um desfalque para a próxima partida, contra o Novorizontino-SP, válida pela 17ª rodada da Série B do Brasileirão. O zagueiro titular Klaus foi substituído no segundo tempo do jogo contra a Chapecoense-SC, em Chapecó, no último domingo (13), após sofrer uma concussão cerebral.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo

A substituição ocorreu aos 17 minutos da etapa final, após o defensor se chocar com um jogador da Chape. Klaus caiu no gramado, foi atendido pela equipe médica e, em seguida, foi acionado o protocolo de "substituição por concussão". Camutanga entrou no lugar do zagueiro.

O procedimento foi registrado em súmula pelo árbitro da partida, Márcio dos Santos Oliveira: “Informo que, aos 17 minutos do segundo tempo, houve uma substituição por concussão cerebral na equipe do Clube do Remo, conforme atestado pelo médico responsável pela equipe, José Carlos Freitas Moraes (CRM 6012), saindo o número 4, William Klaus, e entrando o número 3, Cleidson Andrade de Souza Silva (Camutanga)", detalhou o juiz. 

VEJA MAIS 

Contra a Chapecoense, técnico do Remo valoriza empate, mas vê falhas: 'Foi um 1º tempo muito fraco'
Resultado foi conquistado na reta final do jogo, com gol de cabeça de Luan Martins

'Esse ponto será muito importante lá na frente', garante Luan Martins após empate em Chapecó
Volante, que marcou o primeiro gol com a camisa do Remo, explicou ainda a confusão com Giovanni Augusto em campo

Remo empata com a Chapecoense e volta ao G4 da Série B, com gol de Luan Martins no fim
Gol azulino foi marcado aos 50 minutos do segundo tempo; Leão teve um jogador a mais em boa parte da etapa final

A substituição por concussão está prevista no regulamento do futebol brasileiro desde o último ano. O procedimento tem como objetivo evitar lesões cerebrais mais graves e garantir a segurança dos atletas.

Com isso, o jogador deve ser avaliado ainda em campo pelo médico da equipe e, diante de qualquer suspeita de concussão, a recomendação é que o atleta seja substituído imediatamente.

Após deixar a partida, o jogador precisa ser acompanhado pelo departamento médico, realizar exames e passar por avaliações para ser liberado para as atividades normais. O tempo de recuperação pode variar conforme a gravidade da lesão, mas o período mínimo estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre uma partida e outra é de cinco dias.

Dessa forma, Klaus pode desfalcar o Remo no confronto com o Novorizontino, marcado para a próxima quinta-feira (17), às 21h35, no Mangueirão. O clube ainda não divulgou atualizações sobre o estado de saúde do zagueiro.

Vale destacar que o protocolo de concussão prevê uma substituição extra para a equipe. Na mesma partida, o árbitro também registrou que a Chapecoense utilizou esse recurso, envolvendo o jogador Mailton.

O jogo entre o time catarinense e o Leão Azul terminou empatada por 1 a 1. Com o resultado, o Remo chegou a 25 pontos e retornou provisoriamente para o G-4.