Por meio de nota, Carajás questiona vaga dada ao Remo na Copinha de 2026; FPF se manifesta
Federação paraense disse que a decisão partiu a federação paulista
Após o anúncio de que o Remo foi convidado para participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Carajás, por meio de nota, questionou a vaga dada ao clube azulino. O clube repudiou a decisão e disse que, pelo regulamento específico da categoria Sub-20 da Federação Paraense de Futebol (FPF), teria o direito à vaga.
WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo
"O Carajás registra que a FPF-PA descumpriu o próprio regulamento específico da categoria Sub-20 ao indicar o Clube do Remo para ocupar tal vaga. Entendemos que essa decisão representa um total desrespeito às normas vigentes e ao mérito esportivo", disse o clube por meio da nota divulgada nas redes sociais.
O Carajás reivindica que, como terceiro colocado da Super Campeão - Copa Pará, teria direito à vaga, conforme está previsto no regulamento da competição, que teve a Tuna como campeã e o Águia de Marabá como vice.
VEJA MAIS
"De forma legítima, transparente e incontestável, o Carajás conquistou em campo a vaga correspondente à terceira representação do Estado na Copa São Paulo Sub-20. É importante destacar que toda a campanha realizada pela nossa equipe Sub-20 foi construída com esforço, disciplina e mérito esportivo. No entanto, de maneira obscura, a vaga que nos pertence foi indevidamente retirada e direcionada ao Clube do Remo", continuou a nota.
Por fim, o Carajás pediu explicações à FPF e disse que está comprometido com o esporte e em defesa dos interesses do clube.
"Reafirmamos nosso compromisso com o esporte, com a verdade dos resultados e com a defesa intransigente dos interesses do Carajás Esporte Clube. Não aceitaremos que conquistas alcançadas com suor e dedicação sejam desconsideradas por influências políticas ou articulações obscuras", completou.
O que disse a FPF
Em contato com o Núcleo de Esportes de O Liberal, a FPF, por meio do diretor de base, Flávio Goiano, disse que a federação tem direcionado as vagas da Copinha por méritos. O dirigente explicou que, este ano, o Estado tinha duas vagas por direito, que foram dadas à Tuna Luso e ao Águia de Marabá, e que, caso tivesse uma terceira, o Carajás seria o escolhido, mas a Federação Paulista de Futebol (FPF-SP) fez um convite ao Remo.
"Foi feito um convite ao Clube do Remo, que buscou esse convite. Segundo a Federação Paulista, as duas vagas oficiais foram respeitadas as indicações. Eles não nos deram as três vagas, mas atenderam um pedido do Clube do Remo", explicou Flávio.
O diretor da base ainda apontou que, há 20 dias, a federação paraense encaminhou um ofício com a confirmação dos clubes que disputariam a Copinha e solicitou uma terceira vaga, mas sem sucesso. Assim, a FPF-SP decidiu fazer um convite ao Remo.
"Das duas vagas, somos os responsáveis pela indicação. Mas o convite da Federação Paulista ao Clube do Remo não passou por nós da Federação Paraense", concluiu.
Palavras-chave