MENU

BUSCA

Guto Ferreira e Remo não entram em acordo, e Cuca é o favorito para o cargo; saiba detalhes

Segundo as informações de Carlos Ferreira e Michel Anderson, o treinador é bem avaliado pela alta cúpula remista.

Caio Maia

O técnico Guto Ferreira parece ser carta fora do baralho no Baenão. Segundo apuração do Núcleo de Esportes de O Liberal, treinador e Remo não chegaram a um acordo sobre o novo contrato e a tendência é que o clube vá ao mercado buscar outro nome para o cargo. De acordo com o jornalista Carlos Ferreira, o favorito para exercer a função na próxima temporada é Cuca, ex-jogador azulino, que dirigiu o Atlético-MG em 2025.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo

Segundo o jornalista Michel Anderson, da Rádio Liberal+, Cuca é o preferido da alta cúpula azulina para assumir o cargo. O treinador, inclusive, de acordo com o repórter, já foi procurado pelo Leão e tem o projeto proposto pela direção para 2026 em mãos. Partirá dele, agora, prosseguir ou não com as demais tratativas.

VEJA MAIS

Com Guto Ferreira, Remo teve desempenho de campeão na reta final da Série B
Técnico transformou time em candidato ao acesso na reta final, somou 76,6% dos pontos e superou, em aproveitamento, os trabalhos de Daniel Paulista e António Oliveira.

Interesse por Pedro Rocha esfria após punições da FIFA atingirem São Paulo e Corinthians
Punições por dívidas antigas atrapalham negociações e deixam futuro do atacante em aberto para 2026

Mesmo com acesso à Série A, Remo deve seguir atrás do Paysandu no Ranking da CBF; veja números
O Leão Azul garantiu acesso à Série A, mas deve ficar atrás do seu maior rival no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Ainda de acordo com Michel, Cuca não foi o único nome cogitado no Baenão. O executivo de futebol do clube, Marcos Braz, tinha como preferência Renato Gaúcho, treinador que dirigiu o Fluminense no início do ano e levou o Tricolor das Laranjeiras até a semifinal da Copa do Mundo de clubes, no meio do ano. Na "queda de braço" dos bastidores do clube, no entanto, o nome de Cuca venceu.

Histórico como treinador

Cuca é um dos treinadores mais vitoriosos em atividade no Brasil. As primeiras experiências no banco de reservas começaram no final dos anos 90, mas foi na década seguinte que ele começou a treinar alguns dos principais times do Brasil. O técnico já acumula passagens por São Paulo, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Santos, Fluminense, Cruzeiro, Palmeiras, Corinthians e Atlético-MG, clube onde tem maior identificação.

Foi no Galo que Cuca conquistou o principal título da carreira: a Copa Libertadores de 2013 e o Brasileirão de 2021, em duas passagens. Neste intervalo, o treinador também teve uma passagem vitoriosa pelo Palmeiras, onde venceu o Campeonato Brasileiro de 2016.

A última experiência profissional, no entanto, foi apagada. Cuca comandou o Galo em 45 partidas oficiais, com 22 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. Ainda dirigiu o time em dois jogos do Torneio da Flórida, empatando ambos (Cruzeiro e Orlando City) por 0 a 0. Foi campeão mineiro em 2025.

Processo por estupro de menor

Cuca e outros três jogadores do Grêmio da década de 80 foram condenados pelo estupro de uma garota de 13 anos, quando faziam com a equipe uma excursão de jogos na Suíça. Segundo a investigação, em 1987, a jovem se dirigiu com amigos ao quarto dos jogadores do Grêmio. Os atletas, então, a puxaram para dentro e a abusaram.

Os quatro ficaram cerca de um mês presos antes de voltarem ao Brasil. O julgamento aconteceu só dois anos depois. Cuca, Eduardo e Henrique foram condenados a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência. Fernando foi absolvido da acusação de atentado ao pudor e condenado por estar envolvido no ato de violência. Cuca sempre negou a acusação e nunca cumpriu um ano sequer da pena.

Em abril de 2023, a diretora dos Arquivos do Estado do Cantão de Berna, capital da Suíça, Barbara Studer, confirmou que o processo indicava que havia sêmen de Cuca no corpo da adolescente de 13 anos, vítima em 1987.

No entanto, em janeiro de 2024, o Tribunal Regional de Berna-Mittelland, na Suíça, tornou pública a decisão em que anulou o caso contra Cuca.