Ex-Remo, Sérgio Papellin deixa o cargo de diretor de futebol do Fortaleza; saiba mais
Dirigente pediu desligamento do cargo, depois do rebaixamento do Tricolor para a Série B
Após o rebaixamento do Fortaleza-CE para a Série B, o departamento de futebol do Leão do Pici sofreu mais uma baixa importante. O diretor de futebol Sérgio Papellin pediu desligamento do clube no último final de semana. O dirigente havia retornado ao Tricolor recentemente, após uma passagem marcante pelo Remo.
WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo
Com a saída de Papellin, Marcelo Boeck, assessor executivo de futebol, passa a ser o único remanescente da antiga cúpula do futebol do Fortaleza. Papellin havia reassumido o cargo em maio de 2025, depois que o clube cearense pagou a multa rescisória referente ao contrato do dirigente com o Remo, onde ele teve participação direta no processo de reconstrução azulina.
No Remo, Papellin foi peça fundamental na montagem do elenco que conquistou o acesso à Série B e, posteriormente, na campanha histórica que levou o clube paraense de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, além da conquista de um título estadual.
VEJA MAIS
Considerado um verdadeiro “talismã” no Fortaleza, Sérgio Papellin teve quatro passagens pelo clube nordestino. Ao longo desse período, conquistou 13 títulos e participou de campanhas históricas, exercendo funções executivas entre 2004 e 2023, sendo um dos principais nomes da era mais vitoriosa do Tricolor.
Além de Papellin, o Fortaleza também perdeu recentemente outros dirigentes importantes. O CEO Marcelo Paz e o supervisor de futebol Júlio Manso deixaram o clube para assumir funções no Corinthians. Já o gerente de futebol Daniel de Paula e o diretor Alex Santiago foram desligados ainda durante a temporada passada.
Figura conhecida no futebol paraense, Sérgio Papellin teve sua primeira passagem pelo Remo em 2008, ainda fora da função executiva. Em 2014, retornou a Belém para assumir o cargo de executivo de futebol do Paysandu, onde conquistou o acesso à Série B e participou da montagem do elenco de 2015, que ficou muito próximo do acesso à elite nacional.
O retorno de Papellin a Belém ocorreu na temporada 2024. Amigo do presidente do Tonhão, do Remo, ele aceitou o pedido e deixou o Fortaleza para assumir o departamento de futebol azulino. Nesse período, Papellin conquistou um título estadual e um acesso à Série B, além de ter feito parte importante da trajetória azulina que terminou 2025 com o acesso à Série A.
Após a saída de Papellin, o Remo agiu rápido no mercado e contratou Marcos Braz, o “homem-forte” do futebol do Flamengo, que estava livre no mercado. Braz segue no clube e também foi peça importante na conquista do acesso com o Leão Azul.
Palavras-chave