Há 18 anos, Paysandu vencia o Boca na Libertadores e torcedor diz: ‘Bebi por três dias’
Papão conquistou uma vitória improvável contra os argentinos, gol marcado por Iarley
Completou a maioridade! No dia 24 de abril de 2003, o Paysandu saiu de Belém para fazer história na Argentina, pela Copa Libertadores da América. O clube paraense venceu o poderoso Boca Juniors por 1 a 0, dentro do Estádio La Bombonera, no primeiro jogo das oitavas de final da maior competição Sul-americana de futebol.
LEIA MAIS
Paysandu: Tourinho quebra silêncio nos 17 anos da vitória sobre o Boca Juniors
VÍDEO: Treinador histórico do Paysandu revela mágoa com dirigentes: 'Difícil de engolir'
Gol da vitória do Paysandu diante do Boca Júniors na Libertadores vira quadro
Paysandu encara o Boca pelo videogame e reedita confronto histórico pela Libertadores de 2003
Técnico relembra partida contra o Boca na Libertadores e afirma: 'O Paysandu foi operado"
ASSISTA AO GOL
O gol do Paysandu foi marcado por Iarley, aos 22 do segundo tempo. O silêncio do estádio boquense contrastava com a festa em Belém, distante 1.180 quilômetros, do único representante do Norte na Libertadores. O torcedor do Paysandu, Mauro Cesar, de 49 anos, presenciou a festa que tomou conta da capital paraense e lembra que a comemoração durou muitos dias.
“Na época tinha 32 anos, assisti ao jogo em um telão com amigos de uma torcida. Depois do jogo fomos todos para a Doca comemorar, festejamos como se fosse um título. O Boca Júniors sempre foi carrasco dos clubes brasileiros e nesta época os argentinos estavam na sua melhor fase, derrubando todo mundo. Vivenciamos um momento histórico, conquistamos uma vitória maiúscula e pintamos a cidade de Paysandu. Passei três dias seguidos bebendo”, disse.
CURIOSIDADE
O Paysandu até hoje foi o único clube do Norte a disputar a Libertadores. O Papão é o clube brasileiro com o maior aproveitamento em toda a história da competição com 70,83%. Foram oito partidas com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota, justamente para o Boca, no jogo de volta em Belém, pelo placar de 4 a 2, que acabou eliminando o Paysandu da competição internacional.