Paralimpíadas 2024: Jerusa Geber quebra recorde mundial e faz história em Paris
Junto com o seu guia, Gabriel Garcia, atleta completou a prova, superando a marca anterior, que já pertencia a Jerusa desde 2023, por três centésimos
A velocista Jerusa Geber conquistou um feito histórico nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 ao estabelecer um novo recorde mundial nos 100m T11 feminino. A atleta, juntamente com seu atleta-guia, Gabriel Garcia, completou a prova em 11s80, superando a marca anterior, que já pertencia a Jerusa desde 2023, por três centésimos.
Além do recorde mundial, Gabriel Garcia entrou para a história como o primeiro homem brasileiro a competir tanto nos Jogos Olímpicos quanto nos Paralímpicos no mesmo ano. Ele já havia participado da equipe de revezamento 4x100m livre na Olimpíada de Paris-2024 antes de acompanhar Jerusa na disputa paralímpica.
VEJA MAIS
Jerusa Geber não é a única brasileira a se destacar na competição. Lorena Spoladore também garantiu sua vaga na final dos 100m T11 feminino, vencendo sua bateria com o tempo de 12s07, o terceiro melhor na classificação geral, ficando apenas um centésimo atrás da chinesa Liu Cuiqing.
A terceira brasileira na semifinal, Jhulia Karol dos Santos, terminou em quarto lugar na bateria onde Jerusa quebrou o recorde, com o tempo de 12s58. Infelizmente, Jhulia não avançou para a final, ficando com o oitavo tempo geral, apenas as quatro melhores seguiram para a disputa por medalhas.
Gabriel Garcia e Jerusa Geber já possuem uma parceria de sucesso. Em Tóquio, a dupla conquistou o bronze nos 200m T11. Desde então, acumularam títulos importantes, incluindo o bicampeonato mundial nos 100m em Paris 2023 e Kobe 2024, além do ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Agora, em Paris-2024, eles continuam a escrever uma trajetória de conquistas e superação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA