Medalhista paralímpica, Joana Neves morre aos 37 anos

Conhecida como "Peixinha", a nadadora conquistou 15 pódios em Mundiais e cinco medalhas em Paraolimpíadas

Aila Beatriz Inete
fonte

A nadadora paralímpica Joana Neves morreu aos 37 anos na madrugada desta segunda-feira (18). A morte da paratleta foi confirmada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef), clube que ela defendia. Conforme as informações, a medalhista paralímpica teve uma parada cardiorrespiratória

Segundo as informações divulgadas pelo grupo, Joana estava em São Paulo para realizar uma série de exames para o diagnóstico de um quadro de convulsão que a paratleta apresentava. 

VEJA MAIS 

image Recordista mundial de maratona, Kelvin Kiptum morre aos 24 anos em acidente de carro
Atleta queniano estava no auge da carreira e se preparava para disputar as Olimpíadas de Paris, onde já tinha a vaga garantida; o treinador do maratonista também morreu no acidente

image Nutricionista e fisiculturista paraense morre após sofrer parada cardíaca
Ele já havia conquistado o título de campeão paraense de fisiculturismo.

Na noite do último domingo (17), a medalhista paralímpica passou mal no Centro de Treinamento Paralímpico e foi levada às pressas para o hospital. Joana teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. 

Joana era natural de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A nadadora era conhecida como "Peixinha". Ela nasceu com acondroplasia, condição que afeta o crescimento e desenvolvimento dos ossos. 

Por conta disso, médicos recomendaram a natação como forma de fisioterapia e, assim, Joana se tornou um dos principais nomes da modalidade paralímpica do Brasil. Em 2022, a brasileira conquistou quatro medalhas no Campeonato Mundial, com direito a duas quebras de recordes. Ao todo, a paratleta somou 15 pódios de mundiais. 

Em Paraolimpíadas, a brasileira disputou três, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, e conquistou cinco medalhas, três de bronze e duas de pratas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES