Olimpíadas de Inverno: conheça quem criou a competição

As origens dos Jogos Olímpicos de Inverno estão nas ideias e esforços de um general sueco

Thalles Leal
fonte

Os Jogos Olímpicos de Inverno são a maior competição internacional dedicada a esportes praticados no gelo e na neve e têm sua origem nos Jogos Nórdicos, criados pelo general sueco Viktor Balck. Conheça mais sobre quem foi o General Balck e como ele criou as Olimpíadas de Inverno:

VEJA MAIS

image Entenda como surgiram os jogos Olímpicos de Inverno
As competições em gelo e neve tiveram início cerca de 23 anos antes do primeiro “Jogos Olímpicos de Inverno” oficial

image Jogos de Inverno 2022: conheça os brasileiros na disputa por medalhas em Pequim
São 11 atletas competindo em cinco categorias, do dia 4 a 20 de fevereiro

image Veja onde assistir às Olimpíadas de Inverno 2022
Saiba onde ver os principais eventos da competição de Pequim 2022

Quem criou as Olimpíadas de Inverno?

Os Jogos Olímpicos de Inverno têm sua origem nas ideias de Viktor Balck, general do Exército Sueco que viveu entre 1844 e 1928.

Viktor Balck se formou como segundo-tenente do Exército Sueco no ano de 1866. Durante toda sua carreira militar, o sueco atuou como instrutor militar de esgrima e ginástica.

Como era amigo pessoal de Pierre de Coubertin, barão francês idealizador das Olimpíadas de Verão, Balck teve participação na fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), no ano 1894.

Em 1901, Balck organizou a competição "Jogos Nórdicos", realizada a cada dois anos e focada nos esportes comumente praticados em países do norte da Europa, como o ski e o luge. Em 1905, a competição passou a ser realizada a cada quatro anos.

Como os Jogos de Inverno se tornaram as Olímpiadas de Inverno?

O general Balck começou lutar pela introdução de esportes de inverno nas Olimpíadas e, em 1908, conseguiu incluir a patinação artística nas competições oficiais. Poucos anos depois, o conde italiano Eugenio Brunetta d'Usseaux sugeriu ao COI que fosse criada uma "Semana Internacional de Desportos de Inverno", a ser inserida nas Olimpíadas de 1912. O Comitê adiou a ideia para 1916, com a afirmativa de que o projeto divergiria a atenção dos Jogos Nórdicos e não teria espaço adequado para a sua realização.

As Olimpíadas de 1916 foram canceladas pelo advento da Primeira Guerra Mundial e a Semana de Desportos de Inverno foi adiada mais uma vez, tendo a sua primeira edição realizada somente no ano de 1924.

Devido ao grande sucesso da competição, o COI a transformou nos Jogos Olímpicos de Inverno no ano de 1926.

Olimpíadas
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE OLIMPÍADAS

MAIS LIDAS EM OLIMPÍADAS