CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Qualidade da água do Sena melhora, mas alta vazão do rio força Paris 2024 a se adaptar

Prefeitura de Paris ainda trabalha na melhora da qualidade da água do Rio Sena, a menos de um mês para o início das Olimpíadas de Paris

AFP
fonte

A pouco menos de um mês para os Jogos Olímpicos, o rio Sena registrou pela primeira vez indicadores aptos para banho por vários dias seguidos no final de junho, mas sua alta vazão fará com que os organizadores do evento tenham que se adaptar para a cerimônia de abertura e as provas de triatlo e maratona aquática.

Os bons resultados sobre a qualidade da água, motivados sobretudo pelo tempo ensolarado no início do verão francês, foram obtidos apesar de uma vazão "de quatro a seis vezes" superior ao "fluxo habitual de verão", segundo a Prefeitura de Paris e a administração regional em seu boletim semanal. 

VEJA MAIS

image Simone Biles vence seletiva nos EUA e se classifica para Jogos de Paris-2024
Medalhista olímpica, Biles garantiu vaga a menos de 20 dias do início dos Jogos de Paris


image VÍDEO: Nadador desloca ombro ao comemorar classificação para as Olímpiadas de Paris
Rafael Fente-Damers se lesionou após comemorar por ter garantido uma vaga nas Olimpíadas de Paris de 2024


image Vôlei feminino: Brasil conhece rivais nas Olimpíadas de Paris 2024; confira os grupos
A seleção brasileira feminina de vôlei, atual líder do ranking mundial e bicampeã olímpica, está no Grupo B, ao lado de Polônia, Japão e Quênia

Apesar disso, "a qualidade da água do Sena melhorou" para estar "de acordo com os limites definidos pela administração europeia durante seis dias" em "quase todos os quatro pontos" onde foram realizadas as análises, celebraram.

Sol e calor

As instâncias atribuíram a melhoria ao "retorno do tempo ensolarado e do calor", mas também às "obras realizadas no âmbito do Plano de Melhoria da Qualidade da Água do Sena", que administram desde 2016.

As análises da semana de 24 de junho a 2 de julho mostram concentrações da bactéria fecal Escherichia coli abaixo dos limites estabelecidos nos dias 26, 28, 29 de junho e 2 de julho em todos os quatro pontos coletados. 

Em 27 de junho e 1º de julho, apenas um deles apresentou concentração acima do limite de 1.000 unidades formadoras de colônias por 100 ml, limite determinado pelas federações esportivas internacionais para autorizar as provas olímpicas.

A concentração de enterococos, outra bactéria fecal analisada para permitir ou não eventos esportivos e banhos, ficou abaixo dos limites regulatórios nos mesmos seis dias. 

A data decisiva para os organizadores olímpicos se aproxima: após a cerimônia de abertura no dia 26 de julho no rio, o Sena deve sediar as provas de triatlo (30 e 31 de julho, 5 de agosto), maratona aquática (8 e 9 de agosto) e o paratriatlo (1º e 2 de setembro).

Em caso de chuvas fortes antes da competição, que elevem os indicadores, o 'plano B' dos organizadores é adiar por alguns dias as provas afetadas, mas sem mudar o local.

Nas últimas semanas, os organizadores passaram a se preocupar também com a vazão do rio, cerca de 500 m3 por segundo na semana passada, quase cinco vezes superior ao normal para esta época do ano.

Correndo contra o tempo

Até o momento, as autoridades se mostram confiantes, visto que a altura atual do rio é de 1,7 m, e as inundações das margens começam a partir dos 3,5 m. 

Os atuais níveis das águas não impedem a navegação, mas provocaram, por exemplo, o adiamento do ensaio para a cerimônia de abertura, marcado para o dia 24 de junho.

Quanto maior a vazão, maior a velocidade alcançada pelos barcos, logo, ensaiar um espetáculo milimetricamente calculado "com 15 minutos a menos não vale a pena", afirmou a prefeitura da região" de Paris, que considera que um fluxo "entre 300 e 500 m3/s não é um grande problema, embora obrigue uma adaptação, retirando os barcos mais altos do desfile.

Nos próximos dias, as previsões meteorológicas não são muito otimistas, com risco de tempestades.

Um grande aliado pode estar localizado 20 quilômetros a leste da capital, com quatro lagos artificiais que servem para regular o fluxo do rio, embora durante o inverno estes reservatórios já estivessem bastante cheios diante da possibilidade de um verão muito seco.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES