Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Paraense lança livro com a história do surf na pororoca na região amazônica

O livro Aurêa Auara: Pororoca - A Onda do Brasil será lançado no próximo sábado (9), em Salinas; a obra conta com imagens de fotógrafos de nove países

Aila Beatriz Inete

O presidente da Federação Paraense de Surf, Noélio Sobrinho, lança no próximo sábado (9), em Salinas, o livro Aurêa Auara: Pororoca - A Onda do Brasil. A obra fala dos 25 anos de história do surf na pororoca aqui na região amazônica. O trabalho foi feito em parceria com fotógrafos de mais de nove países.  

Os registros da prática da pororoca começam em 1998 quando um grupo de amigos resolveram desbravar a natureza em se depararam as ondas criadas pelo encontro do rio com as águas oceânicas. 

Hoje, existe a Associação Brasileira de Surf na Pororoca (ABRASPO), que faz um trabalho de preservação do esporte e organização de competições. Com a popularização da modalidade, ela se tornou conhecida pelo mundo, atraindo inúmeros praticantes e é considerada  um Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. 

(Divulgação)

Aqui no estado, existem vários nomes de sucesso na modalidade, como Nayson Costa e Sandro Buguelo. Noélio Sobrinho destaca, que além de fomentar o esporte, o surf na pororoca ajuda, com os torneios, a estimular o turismo na região. 

“O surf na pororoca saiu de uma aventura para uma bela realidade, não só para nós, mas também para centenas de famílias ribeirinhas que moram próximas de onde acontece esse fenômeno da Amazônia. A gente acompanha construções de estradas e construções de novos hotéis para que fomente o turismo. Por exemplo, São Domingo do Capim, que é conhecido como a capital da pororoca, recebe só durante o festival cerca de 32 mil turistas. Então, é muito gratificante ver que o esporte que praticamos há 24 anos tem trazido muitos benefícios para todos”, declarou Noélio Sobrinho. 

A ideia é que a obra seja distribuída para Universidades, escolas e centro sociais para ter o conhecimento de toda a população. 

O lançamento será no evento Movimento Cultura Surf na Pororoca também terá o lançamento do documentário “A Pororoca do Marajó”, de Rick Werneck. Além disso, o evento terá exposições fotográficas, programação cultural e ação ambiental. 

Serviço

Data: 09/07

Evento: Movimento Cultural Surf na Pororoca

Lançamento do Livro Auêra-Auara: Pororoca, a Onda do Brasil

Lançamento do Documentário e da Música/Carimbó Pororoca do Marajó, de Rick Werneck

Exposição de Fotos: Pororoca-A Onda Mais Longa do Planeta

Atrações: DJ Victor Pedra e Grupo de Carimbó Zuada do Mar, de Salinópolis

Local: Restaurante e Sport Pub Mangue Beach-Salinópolis-PA

Horário: 18h

Data: 10/07

Horário: 8h

Mutirão para retirada de resíduos sólidos do Mangue

Participação: Praticantes e Simpatizantes de Surfe, SUP, Caiaque etc.

Local: Restaurante e Sport Pub Mangue Beach-Salinópolis-PA

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

Mais Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES