CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Panorama: esporte amador paraense tenta sair da crise ocasionada pela covid-19

Modalidades como remo, handebol, atletismo foram canceladas pelas respectivas federações. Outras planejam a volta controlada

Braz Chucre
fonte

O retorno do futebol abriu caminho para outras modalidades esportivas reativarem atividades - embora de forma tímida, com os devidos cuidados. Como o perigo da covid-19 ainda é iminente, o fator ainda inibe às federações a darem continuidades ou mesmo iniciarem seus calendários de 2020.

Futsal

Dos esportes amadores considerados coletivos, o futsal está em andamento, contudo, dentro dos padrões exigidos pelos protocolos  de saúde. No último domingo (13), uma rodada da modalidade de veteranos acabou não sendo realizada devido o excesso de pessoas no local. Não é permitido torcedores nos ginásios. A Fefuspa limita presença da comissão técnica e jogadores em quadra.

image Futsal é um esporte tradicional em Belém (Arquivo/ O Liberal)

“Estamos seguindo os protocolos das autoridades, mas criamos o nosso próprio protocolo e ele está regendo às nossas competições. Os clubes sabem da importância desse protocolo para o andamento dos jogos para evitar contaminação ou contágio”, diz diretor técnico da Federação Paraense de Futsal, Davi Leal.

Kart

O campeonato de velocidade de 2020 tinha oito provas, contudo, por conta da pandemia reduziu o número para seis. No box do kartódromo Bené Maranhense, em Castanhal, apenas pilotos e mecânicos com máscaras. Regra também para o público, na sua maioria familiares dos pilotos. “Seguimos todos os protocolos de segurança contra o contágio da covid-19”, diz o presidente da Federação Paraense de Automobilismo, Fernando Maia. O encerramento do campeonato será antecipado por conta das eleições municipais. A última prova será no dia primeiro de novembro.

Regata

Mesmo tendo realizado uma regata de um total de cinco programadas para o campeonato de remo, a Federação Paraense de Remo acabou cancelando à disputa referente ao ano de 2020 e repassou aos clubes a comenda “Somos Todos Campeões” por todos os clubes terem aderido à campanha à campanha de prevenção à covid-19. O cancelamento do campeonato foi decisão unânime do conselho arbitral da federação.

image Campeonatos foram cancelados (Salim Wariss / Especial)

Vôlei

Esporte coletivo, porém sem contato físico demasiado, o vôlei está dando inicio ao calendário com jogos dos campeonatos máster e intermunicipal. O presidente da Federação Paraense de Vôlei, Hugo Montenegro, explica os cuidados. “Os jogos sem público. Vai entrar no ginásio a equipe de arbitragem, os times cada um com 14 atletas e mais dois da comissão técnica todos com máscaras”, destaca.

Basquete

A Federação Paraense de Basquete informou que, provavelmente, os eventos voltam na segunda quinzena de outubro. A Associação Paraense de Basquete Máster (APBM) já programou também para o mês de outubro, a partir do dia 18, o início da sua programação. “Estamos aguardando a liberação da quadra do ginásio do Paysandu que está em reforma. As atividades coletivas têm que ser retomadas, guardadas as devidas precauções”, aponta Paulo Seráfico, presidente da APBM.

Por outro lado, a Nossa Liga de Basquete (NLB) marcou ainda para o mês de setembro o primeiro jogo do playoff de três partidas entre Sport Belém Basquete e Ananindeua.

Natação

Apesar dos clubes terem retornados aos treinos, não existem nenhuma perspectiva de provas do campeonato de natação. De acordo com o diretor técnico da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Glauco Silva, não foi liberado nenhuma competição de natação. "Não temos calendário de retomada porque nada foi liberado pelos órgãos oficiais. Estamos pressionando, pois temos competição nacional em dezembro no Rio de Janeiro e precisamos ‘tomar’ tempo dos atletas. Precisamos competir para os nadadores terem índices para o Troféu Brasil”, expõe.

"Não temos calendário de retomada porque nada foi liberado pelos órgãos oficiais", Glauco Silva, diretor técnico da Federação Paraense de Desportos Aquáticos.

Handebol

O presidente da Federação de Handebol, Fabricio Moju, informou que os campeonatos de 2020 foram cancelados.

Atletismo

A Federação de Atletismo está sem presidente desde o início do ano. Terminou o mandato de Jacó Lameiro e ainda não aconteceu nova eleição. Sequer há data prevista para o pleito ocorrer.  

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES