CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ex-técnico da seleção brasileira, Ulysses Pereira comenta retirada do boxe das Olimpíadas de 2028

Paraense explicou como funciona o ciclo preparatório de um atleta de boxe e como a ausência do esporte nos Jogos pode comprometer a carreira de pugilistas.

Caio Maia
fonte

A exclusão do boxe no programa olímpico para os Jogos de 2028 pode afetar a rotina de preparação de atletas no Brasil. Quem afirma isso é o ex-treinador da seleção brasileira Ulysses Pereira. Em conversa com o Núcleo de Esportes de O Liberal, o paraense explicou como funciona o ciclo preparatório de um atleta de boxe e como a ausência do esporte nas Olimpíadas pode comprometer a carreira de pugilistas.

"O boxe amador, que é o boxe olímpico, é a base para o boxe profissional. Se não houver o esporte nas olimpíadas, muda tudo. Muda a quantidade de rounds que o atleta vai ter que aguentar, ele vai ter que aprender a lutar sem uniforme, o treino fica mais intenso... Isso tudo vai ser complicado, de forma geral", explica Ulysses.

Segundo o ex-treinador da seleção nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 e Sydney em 2000, os Jogos Olímpicos marcam um ciclo na carreira dos atletas. A partir desse momento é que os pugilistas partem para o boxe profissional. No entanto, sem os jogos, uma "etapa será queimada" em termos preparatórios.

"Todo atleta almeja uma seleção e uma Olimpíada. Nesse momento é que eles começam a carreira como profissional. Sem os Jogos, eles vão começar a treinar, desde cedo, pro boxe profissional e isso não é legal pra gente", afirma.

Apesar da decisão, Ulysses acredita que a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) seja revista até os Jogos de 2028. Além disso, o treinador fez projeções positivas sobre a seleção brasileira que vai disputar as Olimpíadas de Paris, em 2024.

"Eu espero que o COI mude essa decisão. Até porque é legal ver a nossa seleção nas Olimpíadas. Hoje temos uma equipe fantástica e estamos muito bem preparados. Para os jogos de Paris, podemos esperar mais medalhas", afirmou.

Por que o boxe saiu dos Jogos?

Em uma reunião em Pequim, na China, o Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou que boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno estão de fora do programa esportivo inicial das Olimpíadas de 2028. As três tradicionais modalidades, no entanto, podem retornar para a programação se conseguirem respeitar uma série de exigências impostas pelo COI até 2023.

O objetivo do órgão é melhorar a imagem, o julgamento e eficiência das três modalidades, que estão envolvidas em vários tipos de escândalos e problemas, como casos de doping e corrupção.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES