Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Conquistas, recordes, carreira... Conheça Bia Haddad, nova sensação do tênis brasileiro e mundial

Aos 26 anos, Bia já estabeleceu vários recordes na modalidade

Andre Gomes

O tênis brasileiro voltou a ter destaque mundial com a ascensão de Beatriz Haddad Maia, a Bia Haddad, que foi vice-campeã no WTA 1000 de Toronto, no último domingo (14). Apesar da derrota para a romena Simona Halep na categoria mais alta do circuito profissional de tênis feminino, Bia fez história com uma campanha brilhante.

Mas a carreira da atleta, apesar de ser um dos maiores feitos do tênis brasileiro, não se resume ao vice. A equipe de esportes de O Liberal conta um pouco da caminhada de Bia Haddad, de 26 anos.

VEJA MAIS

Bia Haddad é vice-campeã do WTA 1000 de Toronto e alcança o 16° lugar no ranking mundial
Brasileira conquista o segundo melhor resultado de um tenista do Brasil, entre homens e mulheres, no ranking mundial

Brasileira Bia Haddad derrota número um do mundo no Aberto do Canadá de Tênis e faz história
A tenista se tornou a primeira brasileira a alcançar as quartas do torneio; desde 2004 um representante brasileiro não derrotava quem estava na liderança do ranking mundial

Bia Haddad atinge a melhor posição de uma brasileira no ranking mundial de tênis
Na 29° posição, brasileira igualou a marca de Maria Esther Bueno, lenda da modalidade aqui no Brasil

Começo precoce

Natural de São Paulo capital, Bia Haddad deu os primeiros passos na modalidade com tão somente cinco anos. E, apesar do mesmo sobrenome, a tenista não tem parentesco com o professor e político Fernando Haddad, que se candidatou à Presidência da República em 2018. Aliás, com o sucesso de Haddad nas últimas semanas, curiosidade foi um dos temas mais pesquisados no Google.

Ainda no circuito juvenil, Bia chegou à 15ª posição mundial, em abril de 2012. E um mês depois, após completar 16, Bia já mostrava seu potencial, entrando pela primeira vez no ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA).

Primeiras conquistas

Enquanto isso, Bia acumulava resultados expressivos, como o vice de duplas em Roland Garros e o Final Four em Wimbledon. Nas duplas, Bia já levantou quatro troféus nos torneios de Bogotá (2015 e 2017), Sydney e Nottingham (ambos em 2022).

Consolidação

Com dois títulos nesta temporada do tênis, a atleta brasileira ainda ganhou destaque com uma sequência de 12 vitórias seguidas na grama. Nesta série, Bia derrotou Pietra Kvitova, bicampeã de Wimbledon, a própria Simona Halep, algoz da paulista na final do WTA 1000 de Toronto, e Maria Sakkari. A sequência de vitórias é a melhor no tênis feminino desde que a americana Serena Williams, considerada a maior de todos os tempos, obteve 20 triunfos entre 2015 e 2018.

Coroação

Para coroar o ano, Bia conquistou a atenção do mundo esportivo com a campanha em Toronto. Para se ter ideia do feito de Bia Haddad, veja a lista de titãs que a brasileira derrotou para alcançar a final do torneio: Marina Trevisan (26ª do ranking), Leylah Fernandez (vice-campeã do US Open 2020), Iga Swiatek (atual número um do mundo), a campeã olímpica Belinda Bencic (12ª) e Karolina Pliskova (14ª e ex-líder do ranking), até perder a final para Halep.

Com o feito, Bia subiu de 24° para a 16ª colocação no ranking mundial da ATP. Com isso, a tenista se primeira mulher na história do Brasil a chegar à final de um WTA 1000 e a primeira a vencer uma número 1 do mundo.

Recordes

Outros recordes alcançados por Bia com a campanha é a de ter se tornado a quarta brasileira, na Era Aberto do tênis, a ir a três finais na mesma temporada. Além de ser superada apenas por Gustavo Kuerten, o Guga, na história do ranking ATP. Tricampeão de Roland Garros, Guga chegou a ser o número um do mundo.

Bia superou, por exemplo, Maria Esther Bueno, uma lenda do tênis do Brasil. Considerada a número um do planeta entre os anos 1960 e início da década de 70, o ranking mundial ainda não era oficial, por isso, a melhor colocação de Maria veio anos depois (29°).

Mais Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES