Com cinco equipes paraenses, Belém será sede do Regional de Flagbol

Competição está marcada para os dias 7 e 8 de setembro, na Escola Superior de Educação Física

Fábio Will

Belém será sede de uma grande competição de futebol americano. O Regional Marajoara será sediado na capital paraense, nos dias 7 e 8 de setembro, na escola Superior de Educação Física. O evento vale vaga para o Circuito Nacional de Flag Football.

Para o regional, cinco equipes paraenses participarão, são elas: Vingadores A, Vingadores B, Night Flowers A, Night Flowers B e a North Indians. Elas se juntarão as quatro equipes de Manaus, duas de Roraima e uma do Tocantins.

Para Débora Medeiros, que é atleta e está na organização do evento, o torneio representa um marco para o esporte em Belém e visa ampliar a modalidade por aqui.

“O circuito nacional possui campeonato sólidos por todo o país e Belém vem ficando para trás. Todas as competições do circuito estavam ocorrendo em Manaus (AM). Esse ano as equipes se reuniram e enviaram a proposta. Felizmente vencemos essa etapa e conseguimos sediar a competição, que visa colocar Belém de vez no cenário nacional”, disse.

Débora disse que conta com o apoio da Federa Paraense de Futebol Americano (FEPAFA), que realiza o Campeonato Paraense feminino. Segundo Débora, a competição dará a chance de duas equipes consigam vagas direto na super final de Brasileiro –regional.

“O Regional está sendo considerado um ‘Super regional’, pois além das 11 equipes que irão participar, a Confederação Brasileira nos deu a oportunidade de disputar duas vagas direto na final, ou seja, teremos dois times do Norte na final de um Brasileiro e isso nunca ocorreu. A importância da competição vai desde e coloca a cidade de Belém no cenário nacional, como dar uma oportunidade única para os times daqui de ter um time completo, coisa que nunca ocorreu, já que temos dificuldades em viajar, não temos apoio e isso reflete diretamente na qualidade dos times e por isso não conseguimos avançar tanto no circuito nacional”, disse.

REGRAS

O flagbol é uma modalidade desenvolvida para minimizar as lesões, comum no futebol americano tradicional. As regras são similares ao do futebol americano, com uma diferença. O jogador não precisa derrubar o jogador com a bola ao chão e sim o defensor precisa retirar uma fita (Flag), que fica presa na cintura do adversário.

O gramado não possui goal posts (traves)

Os pontos são marcados através de touchdown e vale 6 pontos cada – O que é touchdown? É quando a atleta cruza a linha de gol sem ser obstruído pelo adversário

A partida é dividida em dois tempos de 20 minutos cada

Mais Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!