Belém sediará curso de formação de técnicos de futebol de base da CBF

Capital paraense será a primeira cidade do Norte a receber os cursos da CBF Academy

Fábio Will
fonte

Na última semana, o diretor da base e também do profissional do Remo, Paulo Araújo, esteve no Rio de Janeiro (RJ), representando o Remo e a região Norte na reunião do Movimento de Formação de Futebol de Base na CBF. Além Paulo Araújo, o vice-presidente da FPF, Maurício Bororó também participou do encontro. Nessa reunião, foram apresentadas ideias para a melhoria das categorias de base e na bagagem os Paulo Araújo e Maurício Bororó trouxeram novidades para o futebol paraense.

Além das possíveis realizações da Copa Verde Sub-20 incluindo clubes do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) e também do Campeonato Brasileiro Sub-15, os treinadores das categorias de base do Pará terão a chance de se capacitarem com cursos de técnico promovidos pela CBF Academy. 

Segundo Maurício Bororó (foto abaixo), o primeiro curso será da modalidade C e alguns meses depois teremos cursos da modalidade B. “É um ganho enorme para o estado do Pará, para a Federação Paraense de Futebol e principalmente para nossos técnicos que trabalham com as categorias de base. Não temos datas definidas ainda, mas em breve informaremos sobre as datas. Belém será a primeira capital a receber os cursos da CBF na região Norte, primeiramente o curso C e posteriormente o curso B”, disse.


Foto: Cristino Martins / O Liberal

Os grandes interessados nestes cursos são os técnicos que trabalham com a garotada nas categorias de base e escolinhas de futebol. O técnico Raimundo Santos, de 37 anos, trabalha com as categorias de base desde 2010, quando iniciou a sua carreira no Sport Club Belém. Em 2011, Raimundo Santos se transferiu para o Remo e está no Leão Azul até hoje.

Para Raimundo Santos, a realização dos cursos de técnicos da CBF em Belém é um sonho, por todas as dificuldades que são enfrentadas pelos técnicos do Norte. 

“A CBF proporciona os melhores cursos nessa área do futebol de base. Quem se dedica, quem estuda e quem quer alcançar uma qualificação melhor, precisa passar por esses cursos, além da parte prática. Mas temos dificuldades em relação à logística, pois esses cursos são geralmente no Sul e Sudeste do Brasil além de ser um curso com um valor elevado e nós precisamos ainda de passagem, hospedagem. Vindo para Belém, ameniza as despesas e possibilita que possamos participar com uma maior tranquilidade”, comentou.

COMPLEXIDADE

Raimundo Santos integrou a equipe profissional azulina em 2011 e ficou alternando entre a base e o time principal. Neste ano, com a ida do técnico João Neto para a equipe principal, Raimundo foi escolhido para ser seu auxiliar na Série C do Campeonato Brasileiro. Para Raimundo o curso de capacitação de treinadores é um ganho enorme para todos dentro de um clube. 


Foto: Fábio Will

“Formar atletas é de uma complexidade muito grande, você formar atletas para a equipe profissional, para serem vendidos e gerar receita para o Remo, são atletas com características diferentes, de regiões diferentes, com mentalidades diferentes, então, é difícil. E esse curso traz essas situações a serem trabalhadas. Aí junta com a vivência que temos no Remo, e conseguimos melhorar o desempenho deles para que consigam ter sucesso profissionalmente e o Remo como um todo, cresça”, frisou.

Raimundo Santos comenta sobre as várias formas que o futebol está sendo encarado e pensado em vários segmentos. E o curso de treinadores vem para fomentar a prática esportiva de uma maneira correta, sem muitos atropelos.

“De um tempo para cá, o futebol está sendo mais pensado em termos de estudo, pesquisa, na parte cientifica. O esporte vem evoluindo bastante nesse sentido, são vários autores que escrevem para o futebol em vários aspectos, seja ele físico, tático, técnico, comportamental. E esses cursos trazem essas expressões, do que vem de atualidade com o futebol e nós que trabalhamos com a base do atleta se faz de suma importância saber o que ocorre nos grandes centros, ter uma troca de conhecimento, interação e acabamos tendo o conhecimento mais refinado. Pegar essa parte teórica, ideológica e juntar com a prática que temos e para passar isso aos garotos, a direção e todos os segmentos que são envolvidos com o futebol nos qualifica e melhora o desempenho de todos”, finalizou.  

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES