CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barcarena: Enduro do Alumínio chega a 20ª edição com alto nível técnico

O maior evento off road da cidade vai envolver mais de 100 atletas, entre pilotos de motos, quadriciclos e ciclistas, em diversas categorias

Larissa Costa/ Especial para O Liberal
fonte

A 20ª edição do Enduro do Alumínio está confirmada para os próximos dias 24 e 25, em Barcarena. Organizada pela equipe Roncadores da Trilha, com apoio da prefeitura, o maior evento off road da cidade vai envolver mais de 100 atletas, entre pilotos de motos, quadriciclos e ciclistas, nas categorias novato, júnior, sênior e master.

VEJA MAIS

image Prática do tênis vive crescimento exponencial em Barcarena
O antigo Clube 1 foi o cenário onde a cultura do Tênis teve início em Barcarena, em meados de 1998

image Jet Ski: Paixão que cresce pelos rios de Barcarena
Já são mais de 400 membros que participam da equipe paraense de apaixonados por motos aquáticas

image Terminal da Ultracargo no Porto de Vila do Conde é referência em modernidade e diversidade
A Ultracargo, maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, iniciou em dezembro de 2021 as operações do seu Terminal de Vila do Conde, em Barcarena, quase um ano antes da previsão inicial

O Enduro do Alumínio é uma prova do Campeonato Paraense de Enduro de Regularidade e está no calendário oficial do município desde o ano de 2003, quando o empresário Sérgio Campos e o amigo Luciano Portuga, conseguiram apoio da Prefeitura de Barcarena na organização do evento.

Sérgio conta que conheceu o amigo Luciano em 2001, durante um encontro na praia com outros amantes do esporte. Com uma área territorial extensa, muitas matas e ramais, Barcarena passou a ser o ponto de encontro preferido dos motociclistas, alguns vindos de outros municípios, para praticar o esporte nas trilhas da região.  “A finalidade era manter o espírito aventureiro e principalmente manter a amizade. Como de praxe sempre terminava em comemoração na praia do Caripi”, lembra Sérgio Campos.

image Evento tem a finalidade de manter o espírito aventureiro e as amizades (Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Em 2003 a equipe encarou o desafio de promover o 1º Enduro do Alumínio. Sérgio conta que inicialmente contrataram uma pessoa especializada no assunto: “Na época era complicado fazer tudo, porque esse esporte você precisa fazer toda a parte de navegação, com mapeamento por planilha, posicionamento, organização dos postos de controle (PC's) e apuração de resultados”, explica Sérgio. Depois que viu o processo, o atleta de enduro de regularidades se sentiu seguro para fazer de forma independente e encorajou o amigo: “Isso a gente faz!”.

Depois de ter ficado como vice-campeão em uma etapa em que representou o município na competição, Sérgio Campos conversou com o amigo e passaram a organizar a competição em Barcarena. “Em 2004 a gente já estava fazendo por conta própria e desde então eu assumi a diretoria de prova junto com o Luciano”, afirma.

Estrutura e alto nível técnico

O Enduro leva o nome do produto fabricado na região, o alumínio, uma vez que a economia da cidade gira em torno da cadeia produtiva do alumínio. A prova funciona a partir de um trajeto percorrido pelos pilotos que são avaliados dentro da regularidade do que determina a organização do evento. “Os pilotos tentam sair de um lugar e chegar em outro através de um mapa, uma planilha, onde indicamos a quilometragem que devem andar, a direção para onde os pilotos têm que ir e o tempo de cumprimento da prova”, explica o organizador.

As médias de velocidade mudam conforme a categoria do piloto. “A prova não é de quem chega primeiro, mas quem é mais regular. Cada um tem seu tempo de largada”, explica.

image Pilotos de motos, quadriciclos e ciclistas se encontram em várias categorias (Divulgação/ Arquivo Pessoal)

O esporte de regularidade tem ganhado cada vez mais espaço na região. O representante da equipe Roncadores da Trilha fala com satisfação sobre o estado do Pará estar recebendo a maior prova de Rally Enduro de Regularidades que é o Rally dos Sertões: “Fomos agraciados em termos a conclusão da prova aqui no Pará, em Salinas”, festeja.

Mesmo pensando em desistir algumas vezes, o esportista se alegra em promover o 20º Enduro do Alumínio que vale para a 13ª e 14ª etapa do Campeonato Paraense 2022 e aproveita para agradecer o incentivo da prefeitura de Barcarena: “Tivemos o apoio saudoso ex-prefeito Vilaça e agora o Renato Ogawa deu continuidade ao apoio, desde a primeira conversa que tivemos”, conta.

Os apaixonados pela competição de regularidade vão encontrar em Barcarena uma prova de nível técnico, organização e estrutura adequada a todos os participantes e competidores.

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES