Reunião na FPF nesta terça-feira (8) define sistema de disputa do Parazão de 2023

Segundo Ricardo Gluck Paul, encontro faz parte da primeira etapa do Congresso Técnico do Parazão.

Caio Maia

A primeira parte do Congresso Técnico do Campeonato Paraense 2023 começa nesta terça-feira (8). De acordo com o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, uma reunião entre representantes dos 12 clubes participantes do torneio vai definir o sistema de disputa da competição deste ano. O encontro será realizado na sede da FPF, a portas fechadas.

VEJA MAIS

Após acesso de Cametá e São Francisco, Parazão 2023 definiu os 12 clubes participantes; veja mais
Certame da elite estadual será realizado entre os dias 15 de janeiro e 3 de abril, com 12 times em busca do título

Presidente da FPF diz que negocia transmissão das partidas da final da Segundinha 2022
Por conta disso, ao contrário do que ocorreu em 2021, torneio desse ano não terá decisão em jogo único. 

De acordo com Ricardo, serão definidos na reunião alguns detalhes do estadual do ano que vem, como o número de grupos e a composição da fase de mata-mata. Tudo isso, no entanto, deverá ser adequado ao número de datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a realização dos estaduais.

Em 2020 e 2021, o Parazão adotou o seguinte sistema: 12 equipes são divididas em três grupos com quatro clubes cada. Os times jogam contra agremiações de outras chaves. Se classificam para as quartas de final, disputadas em partidas de ida e volta, os dois primeiros de cada grupo mais os dois melhores terceiros colocados.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, cada torneio deve ter o mesmo formato de disputa por, pelo menos, dois anos seguidos. Como esse prazo foi cumprido em 2021, a FPF pensa em alterar o sistema em 2022.

Segunda parte do Congresso

Segundo Gluck Paul, após a definição do sistema de disputa, o congresso técnico será retomado no dia 14 de novembro. Em um hotel em Belém, os representantes dos clubes participantes voltam a se reunir para definir detalhes do regulamento do torneio. Ao contrário do primeiro encontro, esta reunião será aberta para a imprensa.

Entre os assuntos que serão discutidos estão as verbas de premiação, número de atletas inscritos, regras de suspensão por cartões e uso de estádios.

Depois da definição do regulamento, os representantes das equipes vão participar de palestras sobre gestão do futebol. Em seguida, será realizado o sorteio dos grupos e confrontos da primeira rodada do Parazão 2023. 

Futebol
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES