Polícia de Goiás investiga agentes que obrigaram torcedores a cantar hino de clube rival

Após a vitória do Vila Nova-GO sobre o Cruzeiro, policiais obrigaram torcedores de organizada a cantar músicas do rival Goiás e ainda filmaram

Caio Maia
fonte

A Polícia Militar de Goiás decidiu investigar a conduta de dois agentes que obrigaram torcedores do Vila Nova a cantar o hino do time rival, Goiás. O caso ocorreu no dia 14 de outubro, em Goiânia, após a vitória do Vila sobre o Cruzeiro, pela Série B do Brasileirão. Durante abordagem a um ônibus onde estavam torcedores do Vila Nova, um grupo de mais de 20 homens foi obrigado a descer, passar por revista e, colocados lado a lado com as mãos sobre a cabeça, obedecer às instruções repassadas pelos servidores da Guarda Civil Metropolitana. As informações são dos portais Metrópoles e G1 Goiás. 

VEJA MAIS

image VÍDEO: PMs obrigam grupo a fazer mais de 100 polichinelos no bairro da Cremação
Polícia Militar já afastou os dois PMs que aparecem no vídeo

image Jovens são obrigados a fazer sexo oral e denunciam policiais militares
As agressões e abusos foram registradas em um vídeo

Na útima terça-feira (18), a Defensoria Pública de Goiás requereu à Guarda Civil Metropolitana a abertura de uma apuração administrativa. No dia seguinte, o pedido foi feito à Polícia Militar do Estado. O defensor público Marco Túlio Félix Rosa avaliou que a abordagem "entrou em conflito com o procedimento padrão e fugiu do papel de proteção dos direitos humanos".

Entenda o caso

A abordagem ao ônibus que levava integrantes de uma torcida organizada do Vila Nova após a partida contra o Cruzeiro aconteceu na Avenida Anhanguera, que fica no Setor Leste do bairro que leva o mesmo nome do time goiano. Segundo nota enviada a uma emissora de TV local, a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia afirmou ter recebido uma denúncia de vandalismo em um ônibus do Eixo Anhanguera.

De acordo com os agentes, cerca de 70 torcedores fizeram o motorista parar o ônibus fora da plataforma, forçando a entrada de forma violenta. Acionadas, duas viaturas da GCM passaram a seguir o veículo de perto e acabaram hostilizadas pelos torcedores, que teriam jogado pedras e garrafas de bebidas alcoólicas na direção das equipes. Eles solicitaram, então, o reforço de mais duas viaturas da Guarda Civil Metropolitana e de mais quatro viaturas da PM para evitar maiores problemas, procedendo à abordagem individual, que teria identificado entre os torcedores suspeitos com várias passagens pela polícia por roubo, tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Em entrevista à mesma emissora de TV, um dos torcedores, que não quis se identificar, relatou que o ônibus vinha sendo seguido pela viatura da GCM-GO e que os torcedores não estavam praticando vandalismo. Mesmo assim, os agentes pararam o veículo e ordenaram aos integrantes da organizada que descecem. Ainda segundo o mesmo torcedor, ele e os demais homens teriam sido agredidos com tapas na cara e atingidos com spray de pimenta.

Foi quando os dois agentes decidiram obrigá-los a cantar o hino da torcida rival e repetir palavras de ordem. A cena foi registrada em celular e rapidamente ganhou as redes sociais, assim como o noticiário local. Tanto a GCM-GO quanto a Polícia Militar foram questionadas sobre a conduta de seus servidores.

Em notas, as duas instituições se manifestaram repudiando o ato. A PMGO informou que, assim que tomou conhecimento do vídeo determinou a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias do fato e, também, que não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta, assegurando que caso será apurado com o devido rigor. A GCM afirmou que “não compactua com nenhuma forma de abuso de autoridade e pediu a instauração de procedimento interno para averiguar o caso por meio da corregedoria”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES