Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Médico do Remo defende controle contra covid-19 e sequência do futebol: 'Todos são testados'

Jean Clay se posiciona a favor da continuidade dos jogos

Nilson Cortinhas

Figura de destaque no ambiente do Remo há mais de dois anos, o médico Jean Clay esclareceu a motivação que o leva a ser favorável a continuidade dos campeonatos. 

Ponderado, Jean, porém, mantém a cautela. "O cenário é preocupante, sem dúvida. O detalhe é que não está restrita a uma região", colocou. 

Ainda segundo ele, contudo, o futebol se diferencia pelo controle rígido imposto desde o fim de 2020, que envolve testes semanais em atletas e profissionais da área. "Não tenho dúvida que (o futebol) é um ambiente mais controlado hoje. Todos são testados, com um controle muito grande". 

O dado aparentemente negativo, entretanto, é o extra-campo. Nenhum clube consegue ter 100% de eficácia de controle quando um atleta sai do ambiente do futebol - vide caso de Gabriel Barbosa, do Flamengo, que foi detido num restaurante ou casa de cassino.  "A questão fora do ambiente de jogo, isso cabe a cada clube. Mas, olha no Remo, ficamos três meses sem positivar ninguém. Só tivemos problema por conta de uma quebra de protocolo", ponderou Jean, relembrando o episódio no final da Série C em 2020, em que ocorreu um surto no Baenão. 

"Milhares de testes são feitos, h controle rigoroso. equipe médica, muito boa, capaz, séria.  E há estudos e testes mostrando evidência de jogo não tem ambiente de contaminação. O risco é desprezível durante o jogo. Não tem porque parar", frisou. 

Jean, para concluir, ressalta uma questão de natureza puramente filosófica. "Quando eu tenho futebol, isso amenizar sofrimento. Minha opinião sincera: hoje ainda não vejo motivos para você, no Brasil, condenar que é melhor não ter futebol. Agora há questão: o que é melhor para a pessoa? Cancelar o futebol e falar que o negócio tá feio? Outra tenho controle grande e consigo amenizar sobrecarga emocional das pessoas, levando entretenimento?". Eis a questão. 

LEIA MAIS:

O futebol é um ambiente seguro contra a covid-19? Especialistas do esporte paraense debatem

Médico explica a necessidade de se paralisar o Campeonato Paraense: 'Diante do colapso, a melhor atitude'

 

 

 

Futebol
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES