CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Copa do Brasil já tem data e paraenses aguardam estreia; confira o raio-x da competição

Paysandu, Tuna Luso e Castanhal entram na disputa por um dos troféus mais cobiçados do futebol nacional

Luiz Guilherme Ramos
fonte

Tida como a competição mais democrática do futebol brasileiro, a Copa do Brasil terá novamente três representantes do estado do Pará, que entram em campo a partir do dia 23. Em um sistema todo reformulado, a competição deste ano conta com 80 clubes na primeira fase, que se enfrentam em jogo único e mantém o mesmo sistema na fase seguinte. A partir de então, os duelos terão partidas de ida e volta, também com decisão por penalidades em caso de igualdade no placar agregado.
 
Do lado de cá, Paysandu, Tuna Luso e Castanhal representam o futebol paraense. Os bicolores enfrentam o Trem/AP, no estádio Zerão, em Macapá. Na chave 20 está o Japiim da Estrada, que terá pela frente o Vitória/BA, enquanto na chave 9, a Águia Guerreira encara o Grêmio Novorizontino/SP. 
 
Para entender o critério utilizado na escolha dos locais de jogo, é preciso ter em mente que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fez algumas alterações na fórmula de disputa da competição. A partir de agora, o local do jogo será escolhido com base na posição do ranking nacional. Quem estiver pior colocado, receberá a partida, que tem ao visitante a vantagem do empate para seguir adiante. 
 
Assim, Tuna Luso e Castanhal, por estarem em posição inferior no ranking da CBF, ganham o direito de jogar em casa, sem, no entanto, poder pensar no empate, enquanto o Paysandu, que está acima do Trem, ganha o direito de jogar fora de casa, podendo empatar para avançar à segunda fase. 
 
Jogos dos times paraenses: 
 
Chave 9
São Raimundo-RR x Ceará
Tuna Luso x Grêmio Novorizontino-SP
 
Em caso de vitória, a equipe Lusa enfrenta o classificado entre São Raimundo/RR e Ceará. Após 14 anos de ausência, a Tuna Luso retorna para a Copa do Brasil, competição disputada em outras quatro ocasiões.
 
Chave 20
Castanhal x Vitória-BA
Glória-RS x Brasil de Pelotas-RS
 
Entre os times que jogam em casa, está o Castanhal. O adversário do Japiim será o Vitória e em caso de classificação, o próximo adversário sairá do confronto entre Glória/RS e Brasil de Pelotas/RS.
 
Chave 8
Atlético-BA x CSA-AL
Trem-AP x Paysandu
 
Jogando fora de casa, o Paysandu entra na Copa do Brasil disposto a arrancar do Trerm/AP, a classificação ainda na primeira fase. Se a vitória vier, o Papão encara o vencedor de Atlético/BA e CSA/AL, também fora de casa. 
 
 
Raio-X das partidas
 
A Copa do Brasil figura entre os torneios mais importantes do calendário nacional, o que demanda de seus participantes algum investimento, mesmo que dinheiro não seja o forte para equipes menores. Os participantes do Pará entram na Copa BR com o elenco formado basicamente para a disputa do Campeonato Paraense e Brasileiro. Castanhal e Tuna Luso jogam as duas competições e em seus elencos contam com jogadores experientes e novos, a maioria do cenário local. 
 
Castanhal x Vitória
 
No Japiim da Estrada, o técnico Robson Melo tem à disposição um elenco de 28 atletas, com média de idade de 27 anos, mas também homens rodados no futebol, caso do atacante Leandro Cearense e o volante Ricardo Capanema, ambos ex-atleta do Paysandu. De lá também veio o meia William Fazendinha. Atualmente, o Castanhal é o lanterna do grupo C, do Campeonato Paraense, mas ainda tem chances de classificação à próxima fase. O principal artilheiro do time é o atacante Ruan, com dois gols. No ranking da CBF, o time aparece na 125ª posição, enquanto o adversário é o 25º. Aliás, o Vitória vem de uma campanha regular no Campeonato Baiano, onde ocupa a quarta posição e tem como principais homens de frente os atacantes Luidy e Guilherme Queiroz, ambos comandados pelo técnico Dado Cavalcante, ex-Paysandu.
 
Tuna Luso x Grêmio Novorizontino
 
Com um elenco formado por jovens e experientes atletas, a Tuna Luso vai à Copa BR com 32 atletas, com média de idade de 26 anos. O técnico Emerson Almeida tem como principais goleadores até aqui o lateral-direito Léo Rosa e os atacantes Jayme e Paulo Rangel, todos eles com dois gols. No Parazão deste ano, a águia cruzmaltina divide a liderança do grupo B, com oito pontos, ao lado do Tapajós. Já no ranking nacional, os lusos estão na 87ª posição, enquanto o adversário é o número 64 e é o atual lanterna do grupo B do Paulistão. Em oito jogos, o time não conseguiu vencer, sob o comando do técnico Léo Condé. O único gol da temporada foi marcado pelo atacante Michael Douglas, na derrota para o Guarani, na 6ª rodada.
 
Paysandu x Trem
 
Dos três representantes paraenses, o Paysandu é o que possui mais recursos para investimento em elenco, visando, além da Copa BR, a Série C do Campeonato Brasileiro e a Copa Verde. Para isso, o técnico Márcio Fernandes conta com um elenco mais estruturado, com 34 atletas disponíveis em média de idade na casa dos 25 anos. Fernandes tem na manga os gols de Marlon e Dioguinho. Ambos, até aqui, assinaram seis gols, durante o Parazão 2022, no qual os bicolores já estão classificados para a fase decisiva, após classificação em primeiro lugar, com um jogo a menos. No ranking nacional, o Paysandu aparece na posição 40. Já o Trem é o atual campeão amapaense e quer surpreender os bicolores em casa. Para isso, o time do técnico Sandro Macapá conta com o artilheiro do time, Fábio Mucajá, além de jogadores experientes, como Mateuszinho, Léo Frazão e Rafinha. Atualmente, o time é o 228º colocado.  
 
Fases seguintes
 
Dos duelos eliminatórios, passam 20 equipes, que recebem outros 12 times com direito de entrar apenas na terceira fase da competição. Entre eles, os nove representantes brasileiros na Taça Libertadores da América (Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG e Athletico-PR), os campeões das Copas Verde e do Nordeste (Remo e Bahia), e, por fim, o campeão da última Série B, que vem a ser o Botafogo. 
 
Embora democrático, haja vista que conta com clubes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, o sorteio dos confrontos, por posição do ranking pode dar aos mandante uma probabilidade maior do empate, o que o eliminaria sem necessidade da partida de volta.
 
O torneio acontece desde o ano de 1989, sendo o Cruzeiro o maior vencedor, com seis títulos. O atual campeão é o Atlético Mineiro. Os valores das premiações distribuídas aos vencedores ainda não foram divulgadas pela CBF. Já as datas dos jogos seguem:

Datas
 
Primeira fase: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03
Segunda fase: 09/03, 10/03, 16/03 e 17/03
Terceira fase: 20/04 e 21/04; 11/05 e 12/05
Oitavas de final: 22/06, 23/06, 13/07 e 14/07
Quartas de final: 27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08
Semifinais: 24/08 e 14/09
Final: 12/10 e 19/10

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES