CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Copa do Mundo 2022: FIFA proíbe Bélgica de usar a palavra 'Love' no segundo uniforme; saiba mais

Seleção Belga vai usar o uniforme principal nas três primeiras partidas da Copa

Aila Beatriz Inete

A FIFA (Federação Internacional de Futebol), mais uma vez, proibiu frases ou objetos que manifestam apoio à comunidade LGBTQIA+ na Copa do Mundo do Catar. Nesta segunda-feira (21), determinou que a Bélgica tire a palavra “Love” (Amor, em inglês) do segundo uniforme da seleção belga, do contrário, a equipe europeia não poderá jogar com o traje. 

A Seleção da Bélgica lançou a camisa branca, com detalhes coloridos e com a palavra “Love” na gola, em setembro. O time pretendia usar o uniforme em alguns jogos da Copa. 

O porta-voz da Bélgica, Stefan Van Loock, afirmou que a equipe usará o uniforme principal nos três primeiros jogos, mas, caso eles passem para a próxima fase, a questão será novamente discutida. 

VEJA MAIS 

image Em protesto, atletas do Irã pedem que a FIFA exclua o país da Copa do Mundo do Qatar
Um grupo de atletas diz que a Federação de Futebol Iraniana apoia a opressão e o afastamento das mulheres do universo esportivo

image Copa do Mundo 2022: a dois dias da abertura, Catar proíbe venda de bebida alcoólica nos estádios
Nesta sexta-feira, a família real do país decidiu proibir a venda de cerveja no entorno dos estádios, como a Fifa e o Comitê Organizador haviam anunciado

image Ex-jogador e embaixador da Copa do Mundo do Qatar diz que homossexualidade é um 'dano mental'
Khalid Salman ainda disse que a homossexualidade era um ‘haram’, pecado no Islã, mas afirmou que o país vai receber torcedores da comunidade LGBTQIA +

O presidente da Federação Belga, Peter Bossaert, disse, ao site Nieuwsblad, que a FIFA não deixou “escolha”. 

“A palavra 'amor' deve desaparecer. É triste, mas a Fifa não nos deixa escolha. O resto do uniforme permanece inalterado”, apontou Peter Bossaert. 

A decisão da FIFA acompanha a determinação, também polêmica, que proibiu as seleções europeias de usarem as braçadeiras de capitães nas cores do arco-íris. A Inglaterra, Alemanha, Gales, Dinamarca e a Bélgica pretendiam entrar em campo com as abraçadeiras em protesto. 

O Catar é um país que recebe várias críticas por conta dos problemas relacionados aos direitos humanos, como a criminalização da homoafetividade e a falta de direitos das mulheres. 

O Código Penal do Catar proíbe a homossexualidade e prevê até o apedrejamento como punição. Mesmo que a FIFA tenha no estatuto, no artigo 3, a proteção dos direitos humanos, a entidade não tem se posicionado sobre essas questões.

Agenda 

A Bélgica estreia na próxima quarta-feira (23), às 16h, no estádio Al Rayyan Stadium. Os belgas estão no grupo F, que, além da Seleção Canadense, tem Marrocos e Croácia.

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Copa do Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES