Sistema de reconhecimento facial é instalado no estádio Mangueirão
Iniciativa atende às exigências da Lei Geral do Esporte e visa dar mais segurança aos torcedores
Para atender às exigências da Lei Geral do Esporte (nº 14.597/2023), o Mangueirão recebeu a instalação de leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio. Os equipamentos já estão completamente instalados nas estruturas e passam por ajustes finais.
O novo sistema, além do monitoramento facial, também conta com identificação biométrica, uma central técnica de informações e o monitoramento por imagens do público presente.
“A implementação do reconhecimento facial no Novo Mangueirão representa um avanço significativo na segurança e na experiência dos torcedores que vão assistir aos jogos no estádio. Nós, do Governo do Pará, por meio da Seel, estamos sempre buscando garantir conforto e segurança. Essa tecnologia vai trazer muitos benefícios para todos”, afirmou o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Cássio Andrade.
VEJA MAIS
Agora, o estádio está de acordo com as normas da Lei Geral do Esporte, que determina a fiscalização do acesso às arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas. A determinação tem como objetivo dar mais segurança aos torcedores, ao facilitar a identificação de pessoas envolvidas em confusões e monitorar todos os acessos com câmeras.
Além disso, com o cadastro da biometria facial, não é possível a transferência de ingressos, o que inibe a ação de cambistas ou o uso de ingressos falsos. Conforme informou o Estado, o sistema será integrado com os clubes que utilizam o estádio. Assim, os torcedores cadastrados nos clubes serão automaticamente inseridos no sistema do Mangueirão.
Em breve, nos canais oficiais do governo do Estado, será disponibilizado um link para a realização dos cadastros. O torcedor deverá informar dados pessoais, como RG ou CNH (ou passaporte, no caso de estrangeiros), além do escaneamento facial.
O Paysandu é um dos clubes no Estado que já adotaram o reconhecimento facial para acesso ao estádio da Curuzu. A equipe também possui sistema próprio de venda de ingressos e não utiliza mais bilhetes de papel.
Palavras-chave