TSE nega abertura de investigação sobre suposta fraude em rádios

Alexandre de Moraes disse que ‘erros e inconsistências apresentados nessa pequena amostragem de oito rádios são patentes’

O Liberal
fonte

No início da noite desta quarta-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou o pedido da coordenação da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser investigada uma suposta fraude nas inserções da propaganda eleitoral em rádios do Norte e Nordeste.

“Os erros e inconsistências apresentados nessa pequena amostragem de oito rádios são patentes”, diz um trecho da decisão do magistrado.

VEJA MAIS

image Servidor responsável por inserções de propaganda eleitoral no rádio e TV é exonerado pelo TSE
Em depoimento à PF, Alexandre Gomes Machado afirmou que desde 2018 vinha informando reiteradamente ao TSE de que existem falhas de fiscalização e acompanhamento das inserções

image TSE amplia poder da Corte para barrar conteúdo que considerar fake news
No dia das eleições, plataformas terão uma hora para excluir material considerado inverídico

No despacho, o ministro afirma que a denúncia, feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, e pelo ex-chefe da Secom, Fábio Wajngarten, dois dos principais integrantes do QG da reeleição, não tem “base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova”.

Moraes também afirma que acionou o procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, para apurar “possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito” por parte do comando da campanha do chefe do Executivo federal.

Na decisão, o ministro também determina que seja apurado eventual desvio de finalidade no uso do Fundo Partidário para a contratação da auditoria. E, por fim, solicita que o caso seja enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que apura a atuação de uma "milícia digital".

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

PROTESTO EM BELÉM

Protesto ‘Fora Lula, Moraes e Toffoli’ ocorre neste domingo em Belém com líderes da oposição

Manifestação na Escadinha da Avenida Presidente Vargas terá início às 8h30 e reúne críticas ao governo federal e ao Supremo Tribunal Federal

2

RISCO SANITÁRIO

Articulação de Helder Barbalho resulta na suspensão da importação de cacau da Costa do Marfim

Medida do Ministério da Agricultura interrompe entrada de amêndoas por questões sanitárias e responde a demandas de produtores preocupados com riscos fitossanitários e efeitos no mercado nacional

3

decisão

Justiça atende MPPA e obriga prefeitura de Abaetetuba a realizar concurso público

Decisão estabelece cronograma para publicação de edital em até 150 dias e multa em caso de descumprimento

4

LEGISLATIVO

Alepa aprova PEC do acúmulo de cargos, projetos do Executivo e convênios do ICMS

As sessões ordinárias da Casa ocorrem apenas às terças-feiras, e a próxima reunião está prevista para o dia 3 de março