TCU entrega à Justiça Eleitoral lista com 9,7 mil nomes de gestores com contas irregulares

Relação inclui gestores, ex-gestores públicos e servidores cujas contas apresentaram problemas legais

O Liberal
fonte

O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou à Justiça Eleitoral uma lista contendo 9,7 mil nomes de pessoas que tiveram suas contas julgadas irregulares nos últimos oito anos. A relação inclui gestores, ex-gestores públicos e servidores cujas contas foram consideradas irregulares em processos do TCU que já foram concluídos, sem possibilidade de recurso.

A lista foi entregue na quarta-feira (14/08) pelo presidente do TCU, Bruno Dantas, à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia. Este documento servirá como base para que a Justiça Eleitoral verifique se algum dos nomes mencionados está concorrendo nas eleições e se estão aptos para tal.

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, aqueles que tiveram suas contas rejeitadas pelas cortes de contas nos últimos oito anos, por irregularidade insanável e decisão definitiva, são considerados inelegíveis. Além disso, a irregularidade deve configurar "ato doloso de improbidade administrativa". A Justiça Eleitoral usa essa lista do TCU para avaliar se os candidatos atendem a esse requisito de inelegibilidade.

Documento é prática comum em ano eleitoral

A entrega desse relatório é uma prática regular em anos eleitorais, conforme estipulado pela Lei das Eleições. Os partidos têm até esta quinta-feira (15) para registrar as candidaturas, e os juízes eleitorais devem julgar todos os pedidos de registro, incluindo aqueles que forem impugnados, até o dia 16 de setembro.

O TCU esclareceu que contas são consideradas irregulares quando não cumprem os critérios exigidos, resultando em prejuízos aos cofres públicos ou má gestão dos recursos. Isso inclui situações em que o agente público deixa de prestar contas, pratica atos de gestão ilegais, ou causa danos ao erário, desfalques, ou desvios de recursos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

agenda

PL cancela visita de Michelle Bolsonaro a Belém; entenda

Ex-primeira-dama estaria na cidade para apoiar as candidaturas locais e estreitar os laços com os apoiadores da região

2

7 DE SETEMBRO

Irritado, Bolsonaro pede que PM desligue bateria de carro de som na Paulista

Ex-presidente também sugeriu que "alguém sabotasse" a manifestação sonora, antes de pedir que a Polícia Militar interviesse

3

estratégia?

Senador Marcos do Val está 'morando' no plenário do Senado: 'não tenho outro lugar'

Moraes, do STF, também desbloqueou 30% do salário do parlamentar para sobrevivência

4

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Pesquisa aponta Edmilson em empate técnico na 1ª posição

O Instituto Datailha ouviu 1.200 eleitores, entre os dias 08 e 10 de agosto de 2024, em Belém. A margem de erro é de 2,8% e o intervalo de confiança de 95%.