CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Maioria do eleitorado de Belém (35%) não tem posicionamento político, mostra pesquisa Quaest

De acordo com o levantamento, em segundo lugar, 17% disseram que não são bolsonaristas, mas que se identificam mais com a direita

Elisa Vaz
fonte

A maior parte do eleitorado de Belém não tem um posicionamento político definido. É o que mostra a primeira pesquisa de intenção de voto do Instituto Quaest para a Prefeitura de Belém, divulgada neste sábado (31.08) e encomendada pela TV Liberal. Segundo o levantamento, 35% das pessoas entrevistadas afirmaram isso.

Do restante, 17% disseram que não são bolsonaristas (apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro), mas que se identificam mais com a direita. Outros 16% se dizem lulistas (apoiadores do presidente Lula) ou petistas, enquanto 13% não são lulistas ou petistas, mas se situam mais à esquerda em termos de posicionamento político. Há ainda 14% dos eleitores que responderam que são bolsonaristas e 5% que não souberam responder.

A partir deste cenário, às vésperas da eleição municipal, que será realizada no dia 6 de outubro, o instituto ainda questionou sobre os candidatos à Prefeitura de Belém. Por exemplo, entre as pessoas que se consideram bolsonaristas, a maior parte dos votos (56%) vai para o Delegado Éder Mauro (PL). Dos que não apoiam o ex-presidente, mas estão no espectro da direita, 50% devem votar no mesmo candidato.

VEJA MAIS

image Pesquisa Quaest: veja como está a avaliação dos governos municipal, estadual e federal em Belém
Contratada pela TV Liberal, o levantamento foi realizado a partir de 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 28 e 30 de agosto

image Pesquisa Quaest aponta que Edmilson Rodrigues (Psol) tem quase 70% de rejeição em Belém
Atrás dele aparecem o Delegado Éder Mauro (PL), Jefferson Lima (Podemos) e o Delegado Eguchi (PRTB)

image Prefeitura de Belém: pesquisa Quaest mostra que 52% dos eleitores ainda podem mudar de voto
Segundo o levantamento encomendado pela TV Liberal, 47% afirmaram que estão decididos, enquanto 1% não soube ou preferiu não responder

image Pesquisa Quaest | TV Liberal: Éder Mauro e Igor Normando estão empatados para Prefeitura de Belém
Primeira pesquisa Quaest encomendada pela emissora para a capital paraense aponta também Edmilson Rodrigues em terceiro lugar, no cenário estimulado

Os eleitores que se consideram lulistas ou petistas vão votar, em sua maioria (30%), em Edmilson Rodrigues (Psol), atual prefeito de Belém, assim como os que não apoiam o presidente Lula, mas são esquerdistas: 32% devem votar no mesmo político. Já as pessoas que dizem não ter um posicionamento político definido preferem o candidato Igor Normando (MDB), com o percentual de 21%.

Sobre os apoios e alianças políticas, os eleitores também responderam quem gostariam que apoiasse o novo prefeito. A maioria disse “independente” (39%), enquanto 31% preferem um aliado ao presidente Lula e outros 24% esperam que o prefeito eleito seja aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda, 6% não responderam.

Avaliação dos governos

Os eleitores avaliaram as gestões municipal, estadual e federal. O governo do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) é avaliado de forma positiva por 10% dos eleitores, como regular por 18% e de forma negativa por 70%. Outros 2% não souberam ou não quiseram responder. Já o governo de Helder Barbalho (MDB) foi avaliado de forma positiva por 67%, de maneira regular por 24%, e como negativo por 8%, enquanto 1% não soube responder.

A gestão do presidente Lula (PT), por sua vez, foi avaliada positivamente por 28% dos eleitores, de forma regular por 36%, negativamente por 32% e 4% não quiseram ou não souberam responder. E o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi considerado negativo por 39% das pessoas, positivo por 33% e regular por 26%, além de 2% que não responderam.

Contratada pela TV Liberal, a pesquisa foi realizada a partir de 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 28 e 30 de agosto. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-02991/2024. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Posicionamento político do eleitorado de Belém

  • Lulista/petista: 16%
  • Não é lulista/petista, mas mais à esquerda: 13%
  • Não tem posicionamento: 35%
  • Não é bolsonarista, mas mais à direita: 17%
  • Bolsonarista: 14%
  • Não sabe/não respondeu: 5%

Preferência por apoio ao prefeito eleito

  • Aliado do Bolsonaro: 24%
  • Independente: 39%
  • Aliado do Lula: 31%
  • Não sabe/não respondeu: 6%

Avaliação dos governos municipal, estadual e federal

Governo Edmilson Rodrigues (Psol)

  • Positivo: 10%
  • Regular: 18%
  • Negativo: 70%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Governo Helder Barbalho (MDB)

  • Positivo: 67%
  • Regular: 24%
  • Negativo: 8%
  • Não sabe/não respondeu: 1%

Governo Lula (PT)

  • Positivo: 28%
  • Regular: 36%
  • Negativo: 32%
  • Não sabe/não respondeu: 4%

Governo Bolsonaro (PL)

  • Positivo: 33%
  • Regular: 26%
  • Negativo: 39%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Fonte: Pesquisa Quaest de intenção de votos

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eua x brasil

Após tarifaço, volta a viralizar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre sanções dos EUA a Moraes

No vídeo, parlamentar fala que tem levado "a realidade dos fatos" às autoridades americanas

2

ENTREVISTÃO

Edmilson confirma máfia do reboque e diz que Igor virou as costas à população mais carente

Nas suas declarações, o ex-prefeito ainda afirmou que a cidade recebeu investimentos significativos durante sua gestão e que a atual prefeitura tem preferido atender interesses de minorias, em detrimento das regiões mais carentes de Belém.

3

Política

Parlamentares estaduais denunciam serviço irregular de guincho em Belém

Denúncia aponta ilegalidade na prestação do serviço por ausência de licitação pública para contratação da empresa de propriedade de familiares do chefe de gabinete do prefeito Igor Normando

4

resposta

Bolsonaro diz que recebeu 'com muita alegria’ nota de Donald Trump

Trump descreveu Bolsonaro como um "líder forte, que realmente amava seu País"