IPEC: Helder lidera com 77% dos votos válidos; Zequinha tem 18%

Candidato à reeleição, governador Helder Barbalho (MDB) mantém vantagem sobre Zequinha Marinho, do PL

O Liberal
fonte

Foi divulgado neste sábado (24) o resultado da segunda pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), a pedido da TV Liberal. Neste segundo levantamento, o governador e candidato à reeleição, Helder Barbalho, manteve a vantagem sobre o segundo colocado, senador Zequinha Marinho, do PL. Helder registrou novamente 77% das intenções de no cenário de votos válidos, enquanto Zequinha Marinho somou 18% das intenções de voto.

 

VEJA MAIS

image Ipec: No Pará, Lula tem 46%; Bolsonaro 37%
A segunda pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) no Pará também sondou as intenções de voto dos paraenses para a disputa presidencial.

image Senado: Beto Faro e Mário Couto estão empatados com 20%
Pesquisa mostra empate na terceira posição entre Flexa e Pioneiro, com 10%

Na primeira pesquisa, divulgada em 3 de setembro, Zequinha aparecia com 15% das intenções de voto. Os demais candidatos, somados, chegam a apenas 5% dos votos. No primeiro levantamento, somavam juntos 7%. O cenário atual, de acordo com o Ipec, mostra um empate com 1% entre os seguintes candidatos: Adolfo Oliveira (PSOL), Dr. Felipe (PRTB), Paulo Roseira (Agir), Major Marcony (Solidariedade) e Sofia Couto (PMB). Cleber Rabelo (PSTU) não pontuou na pesquisa.

A amostragem dos votos válidos exclui os brancos, nulos e indecisos, como considera o Tribunal Superior Eleitoral na contagem final após a votação.

Já no cenário da pesquisa estimulada, quando são considerados os votos brancos, nulos e o percentual de indecisos, Helder Barbalho subiu de 65% na última pesquisa para 72% das intenções de voto. Zequinha Marinho também somou pontos, passando de 13% para 16%. Também neste levantamento, seguem empatados com 1% das intenções de voto Adolfo Oliveira (PSOL), Dr. Felipe (PRTB), Paulo Roseira (Agir), Major Marcony (Solidariedade) e Sofia Couto (PMB). Também neste cenário de pesquisa, Cleber Rabelo (PSTU) não pontuou. Em comparação ao primeiro levantamento, caiu o número de intenções de votos brancos ou nulos e de indecisos. O total de brancos e nulos chega a 2% (era de 7%) na pesquisa anterior e aqueles que não souberam responder ou não opinaram baixou de 9% para 5%.

Assim como na primeira pesquisa, o levantamento também buscou checar com a base de entrevistados se existe chance de mudar a decisão de voto até o dia da eleição. Neste quadro, 73% responderam que a decisão é definitiva e 26% afirmam que ainda podem mudar de voto. Na pesquisa anterior, o número era de 70% entre os que já definiram a escolha e de 29% entre os que podem mudar. Assim como no quadro anterior, 1% não soube responder.

O Ipec também levantou o quadro de rejeição aos candidatos, perguntando em quais dos nomes o eleitor não votaria de jeito nenhum. O candidato do PL, Zequinha Marinho, tem a maior rejeição, com 27%, aumento em relação ao levantamento anterior, quando foi registrado 23%. Já Helder Barbalho reduziu a rejeição, que era de 16% e, nesta segunda pesquisa, registrou 14%.

Na sequência entre os nomes que o eleitor não votaria de jeito nenhum está Major Marcony 11%, Cleber Rabelo, com 11%, Adolfo Oliveira com 10% e Sofia Couto e Paulo Roseira com 9%. Dr. Felipe teve 7%. Não souberam responder sobre a rejeição de candidatura 27% dos entrevistados e 7% afirmaram que poderia votar em todos.

A pesquisa também sondou a avaliação da atual gestão do Governo do Estado. Para 23% dos entrevistados a gestão de Helder Barbalho é ótima e para 40% é boa. Para 26% dos entrevistados a gestão é regular, enquanto que 3% consideram ruim e 6% péssima. Não souberam responder ou não opinaram somam 3%. 

O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizou a segunda pesquisa de intenção de voto no estado do Pará a pedido da TV Liberal, de forma presencial, entre os dias 21 e 23 de setembro. Foram entrevistados 800 eleitores em 39 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, gerando um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo PA-08652/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-07390/2022.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eua x brasil

Após tarifaço, volta a viralizar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre sanções dos EUA a Moraes

No vídeo, parlamentar fala que tem levado "a realidade dos fatos" às autoridades americanas

2

resposta

Bolsonaro diz que recebeu 'com muita alegria’ nota de Donald Trump

Trump descreveu Bolsonaro como um "líder forte, que realmente amava seu País"

3

Política

Parlamentares estaduais denunciam serviço irregular de guincho em Belém

Denúncia aponta ilegalidade na prestação do serviço por ausência de licitação pública para contratação da empresa de propriedade de familiares do chefe de gabinete do prefeito Igor Normando

4

Carreira pública

Em Belém, prefeitura convoca servidores aprovados em concurso público

Foram chamados arquitetos, assistentes sociais, contadores e engenheiros civis