Com 50,9%, Lula supera Bolsonaro e é eleito o novo presidente do Brasil

Luiz Inácio 'Lula' da Silva volta ao Palácio do Planalto para ser o 39º presidente brasileiro a partir do 1º de janeiro de 2023

O Liberal
fonte

O pernambucano Luiz Inácio 'Lula' da Silva foi eleito presidente do Brasil, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 50,9% dos votos, neste domingo (30) de Segundo Turno das Eleições 2022 no país. O resultado foi oficializado por volta das 20h, quando 98,72% das urnas tinha sido apuradas, e Lula apresentava 50,83%, conforme divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após quase três horas de apuração. Em disputa acirrada, Bolsonaro ficou com 49,16% dos votos apurados.

VEJA MAIS

image Lula afirma no primeiro discurso após eleito presidente: ‘Não existem dois brasis’
Luiz Inácio Lula da Silva diz que é preciso reconstruir laços familiares

Assista como foi o primeiro pronunciamento de Lula eleito presidente do Brasil:

• Crimes eleitorais, filas e todos os detalhes do dia de Eleição no Pará

Aos 77 anos, Lula volta ao Palácio do Planalto para ser o 39º presidente brasileiro, a partir de 1º de janeiro de 2023. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) é o vice-presidente do país. 

Assista como foi a apuração das Eleições 2022

Lula é ex-metalúrgico e líder sindical no ABC paulista, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, Lula, como é mais conhecido pela abreviação do nome Luiz, foi o 35º presidente do Brasil entre 2003 e 2011. Ele surgiu na cena política nacional como líder do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema e como fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em abril de 1980, ainda sob a ditadura militar, Lula liderou cerca de 140 mil trabalhadores da região do ABC Paulista em uma greve organizada pelos sindicatos locais. 

Trajetória de Lula

Em 2014, Lula apoia a reeleição de Dilma, eleita no 2º turno com 51,64% dos votos, contra os 48,36% de Aécio Neves, numa das disputas mais acirradas da história das eleições.

A condenação de dirigentes ligados aos partidos do governo no processo do Mensalão, a mudança radical na política econômica, com a ascensão de Joaquim Levy ao Ministério da Economia, a perda de apoio no Congresso e as manifestações de rua criaram o clima para o impeachment da presidente Dilma Rousseff, sob a acusação de “pedaladas fiscais”, manobras no orçamento para financiar gastos do governo.

Prisão e condenação

Neste contexto, explode também o escândalo do Petrolão, no âmbito da Operação Lava Jato, conduzida pelo juiz Sérgio Moro, envolvendo integrantes do PT, do PMDB, PL e outros partidos da base aliada do governo. Lula é preso e condenado sob acusação de ter concedido facilidades a uma empreiteira em troca de um triplex, no Guarujá, em São Paulo.

Gravações obtidas e divulgadas por um hacker mostraram, no entanto, que houve combinação entre o juiz do processo e os procuradores visando à condenação do réu, o que não é admissível no processo legal brasileiro. Por força dessas novas revelações, o Supremo Tribunal Federal declarou a suspeição do juiz e a sentença de condenação foi anulada, o que permitiu que Luiz Inácio Lula das Silva concorra à presidência este ano.  

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

decisão

Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula em mais de R$ 33 mil por declarações ofensivas

Os episódios ocorreram entre 2019 e 2020, quando Hang fez publicações e manifestações públicas com frases que, segundo o tribunal, macularam a imagem de Lula

2

encontro

Trump se reúne com Lula, diz que pode avançar rápido sobre rever tarifaço e fala em acordos

Questionado no início se poderia rever o tarifaço sobre o Brasil ainda neste domingo, Trump disse que estavam abertos a "avançar rápido" nesta discussão.

3

rEORGANIZAÇÃO

Instituições de Justiça do Pará definem regime especial durante Cúpula do Clima e COP 30

Adaptação nas agendas é necessária para auxiliar realização de grandes eventos que ocorrem no mês de novembro, em Belém

4

Brasil

Moraes assume ação das favelas no STF e pede parecer ao Ministério Público

Ministro dá 24 horas para PGR se manifestar sobre as diligências pedidas pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), após ação policial que resultou em 64 mortes no RJ