Eleições em Belém: veja como o perfil político do eleitor pode interferir na hora do voto

Pesquisa contratada pela TV Liberal ouviu eleitores de Belém a partir de 16 anos, no total de 900 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Valéria Nascimento

A pesquisa realizada pelo Instituto Quaest e divulgada, neste sábado (21/9), aponta o perfil, até então, do eleitorado de Belém em relação ao posicionamento político e intenções de voto para a prefeitura da cidade. Os dados mostram um cenário diversificado, com a direita liderando em termos de identificação política.

image Igor Normando se isola na disputa para a prefeitura de Belém com 42%
Pesquisa encomendada pela emissora TV Liberal divulgou os números neste sábado (21/9)

image Eleições em Belém: veja como fica a simulação de 2º turno entre Igor, Éder Mauro e Edmilson
Pesquisa Quaest, contratada pela TV Liberal, foi feita os dias 18 e 20 de setembro, e tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Quando perguntados sobre sua identificação política, 34% dos eleitores de Belém se posicionaram como de direita, 28% se consideram de centro, e 18% se identificam com a esquerda. Ainda, 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, indicando um percentual significativo de indefinição ou neutralidade quanto à autodefinição política.

Intenção de voto estimulada e identificação política

No que diz respeito à intenção de voto estimulada, que considera uma lista prévia de candidatos, os eleitores que se identificam com a esquerda, o centro ou à direita mostraram preferências distintas:

Entre eleitores de esquerda, Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera com 30% das intenções de voto, seguido por Igor (MDB) com 49%. Outros candidatos da esquerda, como Well (PSTU) e Raquel Brício (UP), pontuam com 1% cada.

No eleitorado de centro, Igor também é o mais citado, com 49%, seguido por Delegado Eder Mauro (PL), que marca 14%. Thiago Araújo (Republicanos) aparece com 7%.

image Eleições em Belém: percentual de indecisos cai de 72% para 47%, diz pesquisa
Pesquisa Quaest, contratada pela TV Liberal, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 18 e 20 de setembro

Na direita, o Delegado Eder Mauro aparece como o principal candidato, recebendo 37% das intenções de voto, enquanto Igor fica com 32%, evidenciando uma disputa acirrada nesse segmento.

Ainda segundo os dados da pesquisa, o percentual de indecisos, que anteriormente dominava o cenário, parece ter diminuído significativamente. No levantamento anterior, a indecisão atingia 72% dos eleitores na avaliação espontânea, mas agora caiu para 47%. Isso reflete um processo de consolidação das escolhas, embora 38% dos eleitores ainda afirmam que a decisão pode mudar até o dia da eleição.

Os números reforçam a polarização do eleitorado, com Igor (MDB) se destacando em diversos espectros ideológicos, enquanto outros candidatos, como Delegado Eder Mauro e Edmilson Rodrigues, também demonstram força em segmentos mais específicos. O cenário eleitoral de Belém continua dinâmico, com mudanças na intenção de voto e consolidação das preferências conforme o pleito se aproxima.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

decisão

Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula em mais de R$ 33 mil por declarações ofensivas

Os episódios ocorreram entre 2019 e 2020, quando Hang fez publicações e manifestações públicas com frases que, segundo o tribunal, macularam a imagem de Lula

2

encontro

Trump se reúne com Lula, diz que pode avançar rápido sobre rever tarifaço e fala em acordos

Questionado no início se poderia rever o tarifaço sobre o Brasil ainda neste domingo, Trump disse que estavam abertos a "avançar rápido" nesta discussão.

3

rEORGANIZAÇÃO

Instituições de Justiça do Pará definem regime especial durante Cúpula do Clima e COP 30

Adaptação nas agendas é necessária para auxiliar realização de grandes eventos que ocorrem no mês de novembro, em Belém

4

Brasil

Moraes assume ação das favelas no STF e pede parecer ao Ministério Público

Ministro dá 24 horas para PGR se manifestar sobre as diligências pedidas pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), após ação policial que resultou em 64 mortes no RJ