MENU

BUSCA

Eleições 2022: Santarém tem movimentação tranquila em maior colégio eleitoral do município

Não foi registrado “derramamento de santinhos”, como no primeiro turno

Andria Almeida

A movimentação dos eleitores no município de Santarém, oeste do Pará, na manhã deste domingo (30), foi tranquila no início da votação do segundo turno das eleições 2022. Diferente do primeiro turno, quando filas quilométricas começaram a se formar antes mesmo da abertura dos portões das seções, prevista para às 8h, neste domingo, em alguns pontos de votação, poucas pessoas aguardavam pela abertura dos portões.

No colégio Rio Tapajós, maior colégio eleitoral do município, que concentra cerca de 3 mil votos, aproximadamente 150 pessoas chegaram antes das 8h. No primeiro turno, o número era de aproximadamente 400 eleitores. Ao todo, a escola possui 18 urnas eletrônicas, além de uma sala que funciona como ponto de transmissão de votos. Para a segurança dos eleitores, a Polícia Militar (PM) vai atuar no local até o fim da votação.

Já na escola Sesi, os eleitores começaram a chegar por volta de 6h45 para aguardar o início da votação.Dona Dariana Batista foi a terceira pessoa a chegar no Sesi. Ela conta que chegou por volta das 6h45. “Pelo fato da eleição passada ter sido muito estressante para mim, demorei muito para votar, estava muito quente e hoje resolvi vir mais cedo para me liberar cedo e ir para casa descansar”, relatou.

Outra eleitora que acordou cedo foi a dona Maria Arlete Pereira, de 65 anos. Ela vota na escola Delfina de Jesus, onde houve muita aglomeração e filas no primeiro turno. “Fui a primeira a chegar aqui, por volta das 6h. Na eleição passada deu tanto problema e aí a gente veio mais cedo porque vai mais cedo para casa”, contou.

Segundo o chefe da 83ª Zona Eleitoral, Roberto Costa, a expectativa é que a votação seja rápida, diferente do primeiro turno que foi marcado por filas quilométricas e esperas de até 3h, além de pane de algumas urnas eletrônicas.

Sem derramamento de santinhos

Diferente da votação no primeiro turno, quando diversas ruas de Santarém amanheceram tomadas por material gráfico de divulgação de campanha eleitoral, conhecido como santinhos, inclusive, na frente de alguns pontos de votação, neste o domingo foi cenário foi da ausência desta prática que é considerada propaganda irregular e configura crime eleitoral.

Eleições