CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Eleições 2022: saiba para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo

Também pode votar neste domingo (30) quem se absteve no primeiro turno

O Liberal
fonte

A cada eleição, surgem dúvidas sobre o direito ao voto. Por exemplo: quem tem a obrigação de votar? A Constituição Federal estabelece que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para as pessoas maiores de 18 anos.

Por outro lado, o voto é facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 anos e menores de 18.

Quem não votou no primeiro turno, não possui nenhum empecilho para o voto no segundo turno, neste domingo (3). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno de eleição é uma votação independente. Logo, o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

política

Defesa pede que Bolsonaro deixe a prisão e seja internado para passar por cirurgias

Defesa do ex-presidente solicitou remoção para o DF Star por soluços e hérnia, além de prisão domiciliar

2

MINISTRO DO TURISMO

Em live, Celso Sabino diz que expulsão foi injusta e mantém candidatura ao Senado

Ministro do Turismo afirmou ter "ficha limpa" e criticou intervenção no diretório do União Brasil no Pará; ele reiterou apoio ao projeto de Lula para 2026

3

lembra dela?

Quem é Heloísa Helena, que brigou com o PT e substitui o deputado suspenso Glauber Braga

Glauber disse que não chegou a conversar com ela nos últimos dois dias, mas tem confiança na ex-senadora

4

política

Termo 'eu tenho um preço' usado por Flávio Bolsonaro escancara chantagem, diz Lindbergh Farias

Lindbergh voltou a fazer um apelo contra a anistia aos condenados por atos golpistas