CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vorcaro ataca Banco Central: 'prejudicou não só a mim, mas o sistema financeiro'

A Operação Compliance Zero, investigação sobre fraudes de R$ 12,2 bilhões no Master.

Estadão Conteúdo
fonte

No seu longo relato à Polícia Federal (PF), no dia 30 de dezembro, o banqueiro Daniel Vorcaro se colocou como uma vítima do Banco Central no processo que culminou na liquidação do Banco Master. Segundo ele, o BC não agiu com a celeridade necessária. "Prejudicou não só a mim, mas principalmente o mercado financeiro, o sistema financeiro", disse à delegada Janaína Palazzo, que conduz o inquérito da Operação Compliance Zero, investigação sobre fraudes de R$ 12,2 bilhões no Master.

VEJA MAIS

image Vorcaro: 'Eu não consigo me recordar de todas as contas que possuo'

image Toffoli vai analisar a possibilidade de investigações sobre o Banco Master na 1ª instância
O ministro Toffoli tem sido alvo de críticas por sua atuação no processo, após decisões controversas e indícios de ligações da família de Toffoli com o dono do Master, Daniel Vorcaro

image Haddad: politizar CPMI do Master é beneficiar os criminosos, a punição fortalece instituições
Haddad repetiu ainda que nunca se encontrou com Daniel Vorcaro, presidente do Master, e nem o conhecia

Questionado sobre o tempo em que o Banco Central identificou as irregularidades no banco e a decretação da liquidação extrajudicial, no dia 18 de novembro do ano passado, Vorcaro criticou a lentidão do processo. "Havia uma solução de mercado para o banco, que até ali, como eu disse, era solvente, e a partir dali seria ainda mais sólido com a entrada dos investidores, ou seja, no modelo usual deveria ter sido analisado, deveria sim, obviamente, investigar essa questão das carteiras, mas não propiciar e executar não somente uma operação e uma liquidação do banco gerando esse prejuízo que poderia ter sido evitado", disse o banqueiro, que cumpre prisão domiciliar em São Paulo, monitorado com tornozeleira eletrônica.

Em outro trecho do depoimento, Vorcaro sugeriu que setores da autarquia conspiravam contra ele.

"Então, o Banco Central, naquele momento, até aquele momento, no meu entendimento, estava trabalhando, e aí eu acho que talvez não o Banco Central como um todo, trabalhava para uma solução. Eu acho que o grande problema que aconteceu nessa história, doutora, infelizmente, é que dentro do Banco Central, existiam pessoas que queriam uma solução de mercado, e existiam outras pessoas, departamentos, que queriam que acontecesse o que aconteceu e acabaram vencendo. Acho que essa é a grande questão. Então, talvez o Banco Central como um todo, na minha opinião, não falhou, mas eu acho que algumas áreas e algumas pessoas falharam muito, não só comigo, mas com o sistema financeiro", pontuou Vorcaro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA