Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Veja quais veículos podem pagar o IPVA com desconto até a terça-feira (11/01)

Benefício até terça-feira (11/01) é concedido de maneira escalonada dependendo do tempo sem multas de trânsito

O Liberal

Até o dia 11 de janeiro é possível pagar o Imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) com desconto, mas é preciso que o proprietário não tenha multas de trânsito.

Veículos com final de placas 41 a 61, que não tenham multas de trânsito nos dois últimos anos, ganham 15% a menos sobre o valor do IPVA; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações.

VEJA MAIS

Saiba como ter desconto no pagamento do IPVA no Pará Regras preveem benefício escalonado no recolhimento do imposto e ordem segue número de placa

Pagar impostos à vista é opção para obter descontos no início de 2022 Com planejamento, servidor público consegue pagar à vista IPVA e IPTU, além de escola e material escolar de filha

Há três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.

Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas deve-se observar a data no calendário anual, disponível no site Sefa.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que faz a pesquisa do valor venal por marca/modelo, em 2021 os preços dos automóveis no Pará tiveram um crescimento médio de 23%, acima da inflação no período. Por decisão do Governo do Estado, os valores do IPVA 2022 terão redução da base de cálculo, de forma que o reajuste do imposto seja de 11%.

Descontos

O Decreto 2.090/21 garantiu descontos sobre os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os motoristas que não têm multas de trânsito, no pagamento do imposto em 2022.

Terão direito a desconto os proprietários de veículos que quitarem o IPVA até a data limite para o pagamento da primeira parcela da antecipação do imposto, com desconto de 15%, se o contribuinte não tiver multas de trânsito nos últimos dois anos; ou com desconto de 10%, com pagamento integral até a data limite para o pagamento da primeira parcela, nos casos em que o contribuinte não tiver multas de trânsito no ano anterior. Para as demais situações o desconto, no pagamento integral, será de 5%.

Do total de IPVA arrecadado, 50% ficam para o Estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado.

Recolhimento

Para recolher o IPVA, emita o Documento de Arrecadação Estadual, (DAE) no Portal de Serviços.

A alíquota do IPVA é de 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jetsky e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial;  1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares . Os veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos. Embarcações e Aeronaves  devem recolher o IPVA até o dia 30 de junho.

Para dúvidas, telefonar para o Call Center, 0800.725.5533. A ligação é gratuita e atende das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Palavras-chave

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA