Taxação do Sol: redução na conta de luz ficará menor para quem usa energia solar; entenda

A Lei nº 14.300/2022, também conhecida como “Lei da Taxação do Sol”, vai aumentar a taxação para quem instalar painéis de energia solar em suas residências ou empresas a partir do ano que vem

O Liberal
fonte

Quem deseja utilizar a energia solar para diminuir a conta de luz precisa correr para garantir os maiores benefícios desse tipo de projeto. Isto porque, neste ano, foi publicada a Lei nº 14.300/2022, o Marco Legal da Geração Distribuída, conhecida como “Lei da Taxação do Sol”, que vai aumentar a taxação para quem instalar painéis de energia solar em suas residências ou empresas a partir de 2023.

Segundo a nova legislação, quem instalar painéis solares, a partir de 7 de janeiro de 2023, passará a arcar com os custos de distribuição, cobrança que hoje ainda não é realizada. Esse percentual ainda não está definido, mas estima-se que deva ficar em torno de 30% a mais no bolso do consumidor.

VEJA MAIS

image Escolas municipais de Jacundá terão energia solar
A expectativa do executivo municipal é que milhares de estudantes e servidores sejam beneficiados com fornecimento de energia elétrica estável e ambientalmente responsável

image Sol faz paraense mudar a chave da energia elétrica e economizar
Crescimento da matriz no Pará é de 70%, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

Por outro lado, quem adquiriu o sistema de geração de energia solar antes dessa data permanecerá isento da chamada “taxação do sol” até 2045. Para o empresário e filiado ao Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Daniel Sobrinho, embora, a partir do ano que vem, passe a incidir um custo maior para o consumidor, isso não inviabilizará esse tipo de iniciativa. 

“Para se ter ideia, desde que comecei a trabalhar com isso, em 2015, o preço de um projeto já caiu pela metade. A tendência, portanto, é de queda. Com a segurança jurídica que a legislação trouxe, equipamentos e tudo o que envolve o negócio, sem dúvida, devem ficar mais baratos, então, o consumidor não precisa ter tanta preocupação assim”, ponderou.

image No Pará, escola ribeirinha volta a ter energia elétrica com doação de estudantes do Rio de Janeiro
Os estudantes da escola Nossa Senhora de Fátima, na comunidade Anã, foram presenteados com um sistema energia solar fotovoltaico

No entanto, Daniel reconhece que o cenário atual é mais vantajoso para o consumidor, daí uma grande procura para quem pretende garantir a tarifa mais barata por pelo menos 20 anos. “Se você fizer o projeto até janeiro do ano que vem ainda pega o melhor cenário, então, há, sim, muita gente procurando”, afirmou ele, que dirige a DSE Engenharia, empresa do ramo que trabalha com todo o processo de instalação de painéis solares. 

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA