CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Reoneração da gasolina está prevista para começo de março, diz Receita

Norma prevê volta de impostos, mas servidor da Receita não soube informar se haverá prorrogação

O Liberal
fonte

Conforme a medida provisória (MP) editada pelo governo federal no início de janeiro, a reoneração da gasolina está prevista para o começo de março, de acordo com Claudemir Malaquias, chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal. Ele não soube informar, no entanto, se haverá uma prorrogação.

Durante coletiva à imprensa após a divulgação da arrecadação de janeiro, Malaquias afirmou que a regra da noventena para reonerar a gasolina é uma questão jurídica. "A alíquota de desoneração seria vigente até o final deste mês, então a reoneração está prevista conforme a norma", disse.

A MP estabeleceu que a desoneração sobre gasolina e etanol vai até o final deste mês, enquanto a desoneração sobre o diesel vai até o fim do ano. A desoneração de impostos federais sobre combustíveis foi aprovada durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) no ano passado, em meio à alta nos preços dos produtos somado ao cenário eleitoral.

Reoneração é questão de política econômica

Malaquias afirmou que a reoneração dos combustíveis é questão de política econômica e não de arrecadação. Ele também explicou que as projeções da Receita Federal para arrecadação têm como base parâmetros da Secretaria de Política Econômica (SPE).

VEJA MAIS

image Consumidores não sentem desoneração na bomba de combustível em Belém
O preço médio da gasolina na capital está em R$ 4,82, segundo levantamento mais recente divulgado pela ANP. Apenas do valor estar abaixo do nacional, população opta por pesquisar melhores condições

image Lula deve renovar desoneração dos combustíveis por mais 60 dias
MP deve ser publicada ainda neste domingo, segundo informação do futuro presidente da Petrobras senador Jean Paul Prates

O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal foi questionado sobre os recordes na arrecadação registrados em janeiro de 2023 e como a proposta de reonerar gasolina e etanol impactam as próximas apurações. Ele esclareceu que a nova grade de parâmetros macroeconômicos para 2023 será divulgada em março e levará em conta diversos fatores, como o cenário externo, índices de preço, juros, questões de crédito e endividamento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA