Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

PIX tem mais transações que cartões de crédito e débito. Confira vantagens e desvantagens.

De coletas mais fácil a ausência de taxas, PIX oferece muitas facilidades. Mas há também mais chance de cair em golpes.

Elisa Vaz

Uma das ferramentas que mais trazem facilidade para o dia a dia financeiro é o PIX. Dados do Banco Central referentes ao quarto trimestre de 2021 mostram que o número de transações feitas com a ferramenta superou de cartão de crédito e débito.

Leia mais: PIX é usado por 71% dos brasileiros e aprovação entre os jovens é de 99%

Leia mais: Saiba como não cair nos golpes de QR Code e boletos falsos

Leia mais: PIX: Veja como funcionam as novas funções e modalidades

Confira vantagens e desvantagens do PIX:

Pontos positivos:

  • Ausência de cobrança de taxas para transferências. Antes do PIX, cada transação por TED tinha uma cobrança para bancos diferentes. Agora é possível transferir até valores pequenos sem pagar mais.
  • Outra coisa legal é que dá pra usar o PIX fora do horário comercial dos bancos, em tempo real, sem ter que esperar o agendamento, em qualquer hora e de qualquer lugar.
  • É possível também fazer coletas com mais facilidade. Nas comemorações da firma em que cada funcionário dá uma parte do valor, ou mesmo entre amigos, o PIX facilita sem cobrar mais por isso.
  • E em caso de sair de casa e esquecer a carteira, não há mais desculpa. É só pegar o celular e realizar a transferência. Muitos restaurantes e bares já estão aceitando essa modalidade como meio oficial na hora de pagar a conta.

Pontos negativos:

  • As fraudes e golpes se tornaram comuns. Existe uma situação em que o criminoso se finge de outra pessoa e pede um PIX porque está precisando de dinheiro. E aí, como não tem agendamento e o dinheiro cai na hora, é provável que a pessoa não recupere o valor roubado.
  • Há também o vazamento de dados. Nos últimos seis meses, segundo o Banco Central, houve três vazamentos de dados de bancos diferentes usando o PIX, em que mais de 570 mil chaves foram expostas.
  • E justamente por conta das fraudes, novas restrições foram impostas, como limite de horário e valores, para evitar que isso aconteça. Isso pode ser considerado um ponto negativo para muitos.

E você, usa o PIX no dia a dia?

Palavras-chave

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA